A Cidade

Histórico do Município
O Município de Anhembi foi fundado pelos Bandeirantes, à margem esquerda do Rio Tietê. A história da cidade começou com a criação da Capela de Nossa Senhora dos Remédios da Ponte do Tietê, em 2 de fevereiro de 1862, uma referência não só à Padroeira do Arraial como à existência de uma ponte, que ruiu há mais de 80 anos, que se localizava sobre o rio Tietê e era utilizada por tropeiros vindos do estado de Minas Gerais em direção ao Paraná para o transporte de produtos.

O desenvolvimento do povoado foi marcado por esse comércio interestadual feito pelos tropeiros e inaugurou o processo político-administrativo local.

Inicialmente, passou a freguesia em 20 de fevereiro de 1866, do Município de Botucatu e mais tarde, em 8 de julho de 1867, foi transferida para o Município de Constituição, atual Piracicaba. A freguesia voltou a ser incorporada ao Município de Botucatu em 9 de julho de 1869, e em 15 de abril de 1891 foi transformada em vila. Em 12 de junho de 1934, a sede do município foi transferida para Pirambóia e a cidade retornou à condição de distrito, o que perdurou até 24 de dezembro de 1948, quando o município adquiriu definitivamente sua autonomia. O Município de Anhembi foi elevado à categoria de Distrito da Paz, pela Lei nº. 3 de 20 de Fevereiro de 1.866.

DADOS GERAIS
O Município de Anhembi pertence à região administrativa de Sorocaba e à região de governo de Botucatu. Possui uma área de 728 km², de acordo com o IBGE, e está a 480 metros de altitude. O município limita-se com os municípios de São Pedro, Piracicaba, Botucatu, Conchas, Bofete e Santa Maria da Serra.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Atualmente a cidade é conhecida pela Festa do Divino, uma procissão de barcos no Rio Tietê que atrai milhares de pessoas para o encontro da Irmandade do Divino Espírito Santo, perpetuando uma das festas mais tradicionais o Estado de S. Paulo. O Rio Tietê proporciona também momentos de lazer e pesca para toda a família, com toda a segurança e qualidade de vida do interior.

VIAS DE ACESSO
Rodovia Marechal Rondon, km 224

DISTÂNCIAS DA CAPITAL E PRINCIPAIS CIDADES
São Paulo: 240 km
Campinas: 150 km
Bauru: 150 km
Piracicaba: 70 km

ATIVIDADES ECONÔMICAS
Agropecuária, Piscicultura e Reflorestamento de Eucalipto

PRINCIPAIS INDÚSTRIAS
Destilaria de Álcool (cereais), Terminal Intermodal (2)

COMÉRCIO
Conta com comércio e prestação de serviços capaz de satisfazer plenamente as necessidades locais e turísticas

PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Milho, Feijão, Arroz, Abóbora, Mandioca e Cana-de-Açúcar

FRUTAS PRODUZIDAS
Laranja (exportação), Maracujá

CLIMA PREDOMINANTE
Subtropical úmido, inverno seco

RIOS – LAGOS – REPRESAS
Rio Tietê, Rio Alambari, Rio do Peixe e Ribeirão Bonito (águas sulfurosas)

ALTITUDE MÉDIA – TOPOGRAFIA
480 metros acima do nível do mar com topografia suavemente ondulada

ÁREA
728 Km²

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
Departamento de Turismo – (14) 3884-9020 ramal 0