Travessia Cuesta de Cicloturismo

Formada por onze etapas, a Travessia Cuesta de Cicloturismo totaliza 520 km de percurso autoguiado com sinalização personalizada. Reunindo o que há de melhor para o cicloturista aventureiro que em meio à natureza, pedala por estradas rurais, enfrenta fortes descidas e subidas desafiadoras, cruza vales, campos e plantações, toma banho de cachoeira, transpõe cursos d’água, margeia rios e represas. A aventura não acaba por ai, o trajeto passa por doze acolhedoras cidades e seus vilarejos que formam o Pólo Turístico Cuesta.
Região repleta de atrativos históricos, culturais e naturais.
A religiosidade e a fé estão representadas nas imponentes igrejas, mosteiro e santuários. Nos diferentes caminhos o cicloturista se surpreende com as belas paisagens. Mirantes se abrem possibilitando a contemplação panorâmica do relevo da Cuesta.

A Travessia está dividida em etapas, que são uma referência dos locais onde há maior oferta de serviços, apoio e hospedagem.

As etapas não correspondem a cada dia de pedalada, tem etapa curta com apenas 15 km, e também mais longa com até 106 km. Portanto não há nesta Travessia um número fixo de dias para percorrê-la.

Há várias opções de hospedagens em área urbana ou rural, permitindo que cada cicloturista determine em quantos dias vai fazer o roteiro e em que ritmo vai realizar sua cicloviagem.

Dica

Vale à pena fazer este roteiro com calma, para aproveitá-lo bem e curtir o incrível visual da Cuesta e os atrativos do caminho.

Perfil das estradas e caminhos

Atenção

Como em qualquer estrada de terra, a dificuldade aumenta em época de chuvas.

A Travessia passa quase em sua totalidade por estradas de terra, com passagem pela área urbana e alguns trechos de vicinais e rodovias pavimentadas.

Em geral essas estradas ou caminhos rurais estão em boas condições, sem muitas pedras grandes ou erosões, e conta com colocação de cascalhos em trechos mais íngremes.

%

Terra

Estradas rurais

%

Asfalto

Vias urbanas, estradas vicinais e rodovias

Cicloviagem com uso de veículos de apoio

Todo trajeto é indicado para veículos de apoio, porem é recomendado veículos adequados ao uso em estradas de terra.

Atenção

Em épocas de chuvas somente veículos com tração 4×4.

Grau de Dificuldade e Classificação

Não é necessário ser atleta para percorrer a travessia, o grau de dificuldade não é muito alto, porem há longos trechos com areia, pedras, subidas fortes e áreas isoladas, sendo necessário estar em boa forma física e acostumado a pedalar por várias horas seguidas, ter experiência e conhecimentos básicos em termos de mecânica e equipamentos.

O grau de dificuldade física e/ou técnica foi classificado tendo como referência um indivíduo não sedentário e não atleta, e que possua nível básico em técnicas de condução da bicicleta.

Atenção

Em épocas de chuvas somente veículos com tração 4×4.