Polo Regional de Desenvolvimento Turístico
O Pólo Cuesta é um consórcio turístico criado em 2001, como associação sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver o turismo de forma regional e sustentável através da integração e trabalho em conjunto dos municípios. O consórcio é composto pelos municípios de Anhembi, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel.
Ele tem por finalidade representar o conjunto dos municípios que o integram em assuntos de interesses comuns, perante quaisquer outras entidades públicas, de qualquer esfera de governo, além das de iniciativas privadas. Estes interesses são os de prestar aos municípios associados, serviços de planejamento, capacitação, normatização, construção e conservação de equipamentos turísticos; além de marketing que venham a promover o desenvolvimento do turismo regional mediante programas de trabalho devidamente aprovados pelo Conselho de Municípios.
Têm por objetivo também o planejamento e execução de políticas de melhor aproveitamento do potencial turístico dos municípios mediante o desenvolvimento integrado e sustentável sob os aspectos ambientais, sociais, éticos e econômicos. E finalmente estimular o desenvolvimento de programas permanentes de conservação e proteção do meio ambiente.
O Pólo Cuesta permanece unido desde 2001, sendo considerado um projeto pioneiro no estado de São Paulo, pela sua união, administração, organização e, sobretudo a integração entre os municípios envolvidos, através de seus agentes políticos, secretários de turismo e empresas do segmento.
De origem mexicana, a palavra “Cuesta“, é traduzida para o português como “degrau“. Foi introduzida pelo francês Emmanuel de Martonne, professor da universidade de São Paulo, a partir dos estudos realizados na Espanha, e na década de 30 do século XX, pela Estrada de Ferro Sorocabana, a qual adotou a denominação “Cuesta de Botucatu“, para a forma de relevo encontrada na região.
A Cuesta é uma formação de relevo escarpado em um dos lados com um suave declive em outro, constituindo “degrau“, que se elevam sobre o solo até mil metros de altura, formando grandes paredões, cujo topo não é pontiagudo como as serras, mas sim uma vasta área plana.
A região do Pólo Cuesta possui também um dos maiores reservatórios de água doce e potável do planeta, cuja recarga é feita nessa região. Este reservatório é o maior do mundo em extensão continua, conhecido como Aqüífero Guarani, ocupando uma área total de 1,2 milhões de km, estendendo-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina; 2/3 dessa área está no Brasil, abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.