Sinalização

Todos os roteiros do projeto Cuesta Cicloturismo (Travessia, Rotas Temáticas e Modalidades) têm seus trajetos sinalizados e orientados, etapa por etapa e trecho a trecho.

São quase 700 km de trajetos autoguiados, e ainda foram contemplados 100 km indicando acessos a atrativos ou locais de interesse turístico próximos ao traçado dos roteiros, que também contam com, sinalização e orientação.

Foi instalado na igreja matriz, ou na praça principal de cada um dos doze municípios integrantes dos roteiros, um Totem informativo, que, alem de orientar aos viajantes, possui também a função de marco de referencia ao inicio e fim de cada etapa da viagem.

No trajeto sempre que houver a necessidade de mudança de direção em cruzamentos, bifurcações ou rotatórias, você ira encontrar placas amarelas com setas indicativas, ou também marcações de setas com tinta spray vermelho ou amarelo.

Em trechos com necessidade de orientação especifica sobre segurança, conduta ou direção, também haverá placas.

Seguindo as placas indicativas

 

Em área urbana

Procurar pelas orientações sempre nos postes da rede de distribuição de energia elétrica.

Em rodovias e vicinais pavimentadas

Procurar pelas orientações sempre nos acostamentos, em arvores, cercas, postes, pontes e viadutos.

Em área rural, estradas, caminhos ou trilhas

Procurar pelas orientações sempre em mourões de cercas, palanques, estacas, rochas, arvores e pontes.

Sinalização Personalizada

A Travessia Cuesta de Cicloturismo foi dividida em 03 roteiros menores, conhecidos por Rotas Temáticas, que alem do cicloturismo, também integram outras modalidades de aventura como Mochileiro (caminhada de longo curso), Cavalgada e veículos Off – Road.

As rotas temáticas e a travessia seguem boa parte no mesmo trajeto. Será comum você ver placas indicando:

  • Travessia – Rota Sertaneja
  • Travessia – Rota Peabiru
  • Travessia – Rota Paranapanema

Isso apenas indica que você estará percorrendo a Rota Temática escolhida, e passando também pelo trajeto da travessia. Veja os modelos:

Totens, Marco de referência

Placas amarelas com setas Indicativas

Rota Sertaneja: Cicloturismo, Cavalgada

Rota Peabiru: Cicloturismo, Mochileiros

Rota Paranapanema: Cicloturismo, Off – Road

Atrativos Turísticos

Marcações de setas indicativas com tinta spray vermelho ou amarelo

Essas marcações foram feitas para garantir ainda mais eficiência na sinalização, servindo como complemento as placas indicativas.
A variação de cores tem relação apenas ao fundo onde foram aplicadas. Ou seja, onde o vermelho for mais visível a seta segue em vermelho, onde o amarelo for mais visível a seta segue em amarelo.

Placas de Apoio e Atenção

Sempre que encontrar uma placa de apoio ou atenção: Pare, leia e interprete as informações. Essas orientações servem para você ter uma viagem mais tranqüila e segura.

Placas de localidades e interesse turístico

No trajeto haverá placas identificando e informando sobre os locais de passagem, vilarejos, bairros rurais, comunidades, antigas estações de trem e atrativos turísticos.

Placas de referencia e divulgação

Esse tipo de comunicação tem as finalidades de divulgar o projeto, transmitir boas mensagens e também afirmar que você esta na região do roteiro.