A região turística do “Pólo Cuesta” marcou presença na FEIRATURR – Feira Nacional de Turismo Rural, realizada neste ultimo final de semana no Parque da Água Branca, em São Paulo. O consórcio turístico é formado pelos municípios de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Estância Turística de Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel. O Pólo Cuesta contou com um estande de divulgação no local, promovendo a região turística como grande destino para a prática do turismo rural, entre outros segmentos.

A região apresentou nesta feira o grande potencial para o desenvolvimento do Turismo Rural das cidades associadas a este projeto regional. Segundo o Presidente Executivo da entidade, Fernando Alonso algumas cidades puderam se destacar: “Podemos citar alguns exemplos de turismo rural de nossa região, como por exemplo, Pratânia, que tem enorme fama relacionada à produção de artigos em couro; São Manuel é sempre lembrada pelos ícones da musica sertaneja de raiz “Tonico e Tinoco”; Itatinga tem o Distrito do Lobo como desenvolvimento turístico rural; a Estância Turística de Paranapanema possui roteiros preparados por uma agência de turismo especializada no setor e Botucatu tem no Bairro Demétria seu ponto forte, entre outros municípios”.

O que é turismo rural

O turismo rural é uma das atividades do setor que cresce no mundo. A Organização Mundial do Turismo estima que o segmento apresente o crescimento de 6% anual, o que denota uma nova tendência global, onde o turista não deseja ser meramente um expectador de sua viagem, mas sim o protagonista, que efetivamente vivencia a cultura e a experiência nos novos destinos visitados.

Para o Ministério do Turismo, “Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometida com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultura e natural da comunidade”.

O IDESTUR (Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural) aponta alguns dados importantes: o Brasil é o quarto país do mundo em turismo rural, perdendo apenas para a Espanha, Portugal e Argentina, respectivamente. O Estado de São Paulo é o maior destino de turismo rural do Brasil, com 122 municípios que possuem produtos rurais em excepcional crescimento nos últimos anos.

A região conta como maior exemplo de turismo rural nos roteiros de Campos de Holambra, no município de Paranapanema, onde são realizados roteiros guiados por pomares de frutas e estufas de flores.