Nesta quarta-feira (01) a Assembléia Legislativa serviu de palco para a oficialização das 34 regiões turísticas do Estado de São Paulo. A Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, através da Coordenadoria de Turismo, resolveu aproveitar o mês de setembro, ocasião em que é comemorado do “Dia Mundial do Turismo” para apresentar ao grande público presente o novo mapeamento turístico do Estado.
Este mapeamento teve como base o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo e uniu pela primeira vez todas as cidades paulistas em um único projeto turístico. Dentre estas regiões paulistas, destaca-se o Pólo Regional de Desenvolvimento Turístico, mais conhecido como “Pólo Cuesta”, que agrega 10 cidades da região: Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel. No evento a região da “Cuesta” recebeu um certificado de agradecimento pela dedicação ao turismo regional.
Segundo Fernando Alonso, Diretor de Eventos e Turismo de Itatinga e também Presidente Executivo do Pólo Cuesta, o reconhecimento da região vem em boa hora: “Os municípios estão juntos há quase nove anos e durante este período conseguimos algumas conquistas, como a sinalização turística nas rodovias de acesso ao Pólo Cuesta, os totens de identificação nas entradas das cidades, material conjunto de divulgação, etc. Agora estamos avançando, lançando no mercado roteiros temáticos, como o Projeto Fim de Semana na Cuesta (desde o ano passado) e a Travessia Pólo Cuesta de Cicloturismo, que será apresentada no final deste mês na feira Adventure Sport Fair em São Paulo”.