Encantos da Cuesta. Este é o Place Branding desenvolvido pela Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com a FIA/USP, para representar e potencializar as características e vocações turísticas do Polo Cuesta, composta pelas cidades de Anhembi, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

A nova marca foi apresentada pelo secretário estadual de Turismo e Viagens de São Paulo, Vinícius Lummertz, durante a Expo Fórum 2022, realizada no último dia 16 de dezembro, em São Paulo.

Place Branding é uma estratégia de marketing que reúne ações que vão além da padronização da comunicação de um determinado destino turístico. Busca envolver pessoas, valorizar experiências e atrair novos olhares, ajudando a reconstruir a identidade e propósito de um determinado lugar.

Thiago Donini, Diretor de Turismo de São Manuel e Presidente da Diretoria Executiva do Consórcio Polo Cuesta, Roberta Sogayar, Secretária-Adjunta de Botucatu e Camilla Silveira, Diretora de Cultura e Turismo de Bofete representaram o consórcio regional e ficaram encantados com o projeto. A iniciativa é uma das ações do Plano Estratégico do Polo Cuesta para os próximos anos [2022/2026].

“Esse projeto mostra que estamos no caminho certo. Essa aproximação com o Governo do Estado projeta a região para, cada vez mais, estar preparada para receber cada vez mais turistas. Demos um salto grande em treinamento, aperfeiçoamento, sem contar com os inúmeros atrativos que abriram suas portas para o turismo nos últimos anos. Hoje, o Estado já reconhece a região como grande indutor do turismo paulista”, afirma Thiago Donini.

“Acredito que o Place Branding vai poder gerar maior sentimento de pertencimento e força de identidade aos moradores da Cuesta. Queremos criar um Selo de Qualidade – Encantos da Cuesta, em parceria com o Sebrae, e produtos validados com essa chancela de qualidade.”, complementa Roberta.

O projeto tem sido realizado desde maio e envolve inúmeros atores e parceiros. Principalmente que fazem parte do próprio trade turístico. Neste período foram realizadas mais de 270 entrevistas e pesquisas, quantitativas e qualitativas, com moradores, profissionais e turistas.

Entre as principais características que ajudaram no desenvolvimento da marca Encantos da Cuesta estão: características geológicas, vocação para produtos típicos de alta qualidade (mel, café, queijos e alimentos orgânicos), história da cultura caipira e valores do estilo de vida do interior.

“São características que vão muito além dos atrativos em si. E o melhor, com uma excelente localização, que ainda não estava no radar mas que vai surpreender muita gente da capital e outras regiões do Estado”, destaca Rodrigo Puga, consultor da FIA.

A ideia é que a nova marca possa ser apresentada em breve a dirigentes, empresas e profissionais ligados ao turismo regional, para que o projeto possa ganhar ainda mais força. “O sucesso depende muito do envolvimento e alinhamento das cidades e seu trade. Potencial este que o Polo Cuesta já nos demonstrou ter. Tem tudo para dar certo”, conclui Puga.

Além do Polo Cuesta, outras quatro regiões do Estado já receberam seus projetos de Place Branding: Vale do Ribeira; Circuito das Frutas; Mantiqueira Paulista; e Alta Mogiana.