Nos dias 2, 3 e 4 de junho  Anhembi recebeu a tradicional Festa do Divino. No sábado a cidade foi tomada pela fé. Mais de 40 mil pessoas, entre elas turistas e romeiros, oriundos de várias regiões do país, estiveram presentes para acompanhar a tradição de fé que se repete ano a ano.

Com pouco mais de 6 mil habitantes, Anhembi é considerada uma cidade abençoada pelo Divino Espirito Santo. Todos os anos a mesma tradição se repete. Os fiéis, conhecidos como Irmandade do Divino, viajam de canoa por nove dias, cumprindo a promessa e abençoando as famílias.

No dia da festa acontece o Encontro das Canoas, momento onde os irmãos do divino se vestem de branco e se encontram com os fiéis ás margens do rio tiete. A beira do rio, a ponte e qualquer outro espaço ao redor se transformam em arquibancada para acompanhar esse momento sagrado, considerado como o ápice da festa.

Após o encontro das canoas, o cortejo passa abençoando os fiéis com a bandeira do Divino. As pessoas se deitam ao chão cobertas com lençol e a Irmandade do Divino pula um a um repetindo a frase: Divino Espirito Santo, Tende piedade de nós”. Esse momento é conhecido como Amortalhados, e esse ano quase 2 mil devotos se deitaram para receber a benção.

Ao chegar na praça da matriz, os irmãos levantam o mastro, que marca a passagem por aquele local. A multidão de emociona ao som dos rojões, trabucos e da cantoria dos foliões. A tradição segue e a grande manifestação de fé se encerra com a Missa Campal, em frente a igreja matriz.

Fonte:Prefeitura de Anhembi