O Conselho de Municípios do Polo Cuesta aprovou nesta quinta (10) a mudança de Consórcio Turístico para Consórcio Multifinalitário. 🫱🏻‍🫲🏼😀

A reunião aconteceu na Diretoria de Educação de São Manuel, contou com a participação de cinco prefeitos (São Manuel, Itatinga, Pratânia, Anhembi e Bofete) e representantes de outros três municípios (Botucatu, Avaré e Pardinho).

Além do gerente regional do Sebrae-SP, Eduardo Nascimento, e do consultor jurídico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Dr. Tadeu Luciano Seco Saravalli, que auxiliaram na construção do novo formato de atuação do consórcio.

Na oportunidade, Thiago Donini, diretor executivo do Polo Cuesta, também pode fazer a entrega oficial do Planejamento Estratégico do consórcio do período 2022-2026. Documento que irá nortear as ações regionais nos próximos 5 anos.

O Polo Cuesta é um consórcio que atua exclusivamente no Turismo desde sua criação, em 2001. O objetivo agora é ampliar as áreas de interesse das oito cidades que compõem esta região e desenvolver novos projetos em comum.

Nesta transição serão criadas câmaras técnicas em áreas como Saúde, Segurança e Meio Ambiente, que irão debater as carências e vocações que precisam de ações articuladas regionalmente. Uma carta de intenções também será encaminhada às Câmaras de cada cidade do Polo Cuesta, propondo oficialmente adesão ao novo formato.

“Nossa expectativa é a melhor possível. Ampliar as áreas de atuação do consórcio abre novas alternativas para o desenvolvimento de novos projetos e captação de recursos que beneficiem a região como um todo. Pensar regionalmente é uma tendência mundial”, argumenta Ricardo Salaro, presidente do Polo Cuesta e prefeito de São Manuel.

Um novo encontro já está agendado para o dia 9 de dezembro, desta vez na cidade de Bofete. Na oportunidade, a equipe de consultores do Sebrae-SP irá expor com mais detalhes como o regime multifinalitário pode impactar positivamente as tomadas de decisões de cada município.