Na noite da última sexta-feira (20 ), no Excellence Plaza Hotel, foi realizada a cerimônia de lançamento da quarta edição do Festival Brasil Ride Botucatu. O evento contou com a presença do prefeito de Botucatu, João Cury Neto; secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira; o fundador do Brasil Ride, Mário Roma e da imprensa em geral.

Na oportunidade, Roma fez uma prestação de contas da edição passada realizada em Botucatu e enalteceu a parceira com o poder público local. “Quero agradecer ao prefeito de Botucatu e ao secretário Pereira por desde a primeira vez terem acreditado na nossa ideia de realizar o Brasil Ride em Botucatu, agindo sempre de forma eficiente e rápida”, destaca.

“Esse evento leva o nome da Cidade de Botucatu para vários lugares e começou em nossa Cidade com 450 atletas e agora deve receber entre os dias 26 a 29 de maio mais de 5 mil participantes. É uma alegria receber um evento como este em nossa Cidade”, destaca o prefeito João Cury Neto.

Interdição
Como parte da estrutura do evento se concentrará no Centro Histórico, mais precisamente nos bolsões de estacionamento da escola municipal Dr. Cardoso de Almeida (Cardosinho), o trânsito começará a sofrer interdições já nesta terça-feira (24), quando a rua em frente à Prefeitura funcionará meia pista até a madrugada de quarta (25) para quinta-feira (26). A partir daí, este trecho ficará totalmente interditado até o fim do evento, previsto para a tarde de domingo (29).

Ponto de encontro para grupos de pedal
Mais do que reunir os principais ciclistas e corredores de montanha do País, o Festival Brasil Ride Botucatu será o ponto de encontro para diversos grupos de pedal. Com uma vasta programação para várias idades (de 7 a 75 anos) e reunião das diferentes tribos, que buscam no esporte a melhoria da qualidade de vida, o maior evento de esportes outdoor do País será realizado no interior de São Paulo, na Cuesta Paulista.

A prova de abertura será em Pardinho e as demais atividades no município vizinho de Botucatu. São esperados 5.000 participantes de 198 cidades de 24 estados brasileiros nas diversas disputas.

O BMBikers, de Barra Mansa (RJ), é um dos exemplos de grupo de ciclistas que aproveitará o fim de semana com feriado prolongado para viajar até Botucatu. Dos cerca de 85 participantes, 30 deles estarão no interior de São Paulo, viajando de carro para o Festival. Na opinião de José Paulo Lages, um dos integrantes, o Festival está na lista de eventos obrigatórios de bike no País.

“Para mim, há três eventos de ciclismo no País que são imperdíveis. Tanto o Festival, na Cuesta Paulista, quanto o Brasil Ride, na Bahia, são aguardados com ansiedade para nós ciclistas amadores e entram nesta seleta lista, ao lado do Iron Biker, em Mariana (MG). Nos programamos anualmente e com antecedência, para não ficar de fora”, conta o arquiteto de 52 anos, que também faz parte do grupo Várzea, de São Carlos (SP).

Em Barra Mansa, o grupo de José Paulo reúne-se em sua totalidade sempre aos sábados, com saídas às 7h da manhã na Padaria Verbo Divino, o ponto de encontro dos BMBikers, e conta ainda com outros pedais durante a semana, mas com a quantidade dos integrantes reduzida. Para eles, a ida ao Festival não é só uma oportunidade de se testar contra adversários de diferentes níveis, mas também de conhecer pessoas e trocar conhecimento.

“Mais do que o pedal durante a competição, o evento em si é a oportunidade de conhecermos pessoas, lugares e costumes. Te falo que este esporte é sensacional pela simplicidade da sua prática e com a característica única de poder conviver e pedalar por vezes com pessoas de diferentes idades, níveis sociais, entre outros aspectos”, destaca José Paulo.

Ciclista amador de São José (SC), município vizinho a Florianópolis, o empresário Diego Nau enaltece a oportunidade de pedalar com os melhores do país. “O que mais chama a atenção e leva as pessoas a fazerem provas como o Festival Brasil Ride Botucatu ou o próprio Brasil Ride, é a convivência com atletas, desde os melhores do País ou do mundo, no caso da ultramaratona em outubro”, comenta Diego, que em 2016 acumulou 5.256 km em 84 pedais, totalizando 226 horas e 57 minutos em cima da bike.

“Quando entramos na competição, queremos sempre dar o nosso melhor e fazer bonito, independentemente se chegaremos antes ou depois dos atletas de renome”, avalia o empresário catarinense. “Participo de vários grupos diferentes aqui em São José e Floripa e pedalo no mínimo quatro vezes por semana. Acredito que teremos de 20 a 25 amigos indo para Botucatu competir no Festival Brasil Ride Botucatu. Serão cerca de 12 horas de viagem de carro, tempo que será recompensado durante o evento”, conclui.

Trabalho e lazer no mesmo evento
Professora de educação física na Academia Vidativa Espaço Personal, em Botucatu, Clarita Balestrin também participará do Festival Brasil Ride. Na quinta-feira (26) ela iniciará a disputa da Pró no MTB e no domingo (29) correrá os 16 km da Trail Run, para acompanhar seus alunos.

“Para quem nunca participou do Festival, parece que você é uma estrela para o evento pela forma como somos tratados. A organização é muito boa. Tem atletas de alto nível competindo, boas referências no esporte, e como tem muita gente, você se mistura com outros níveis de competidores. É uma experiência muito rica”, conta Clarita.

Só da Academia Vidativa, quatro grupos estarão no maior evento de esportes outdoor do País, três de bike e um de corrida. Na bike competirão integrantes do Caminito, Caminho Suave e Pedal Sem Rumo, e na Trail Run a academia estará representada pelo Na Kombi.

“Enquanto no Caminito tem um pessoal mais iniciante, no Caminho Suave temos pessoas que fazem distância menores, mas ainda sim tem bastante gente que participará da prova Sport, e no Pedal Sem Rumo tem a turma que faz um pedal com um nível ainda maior, na Sport e na Pró”, conta Clarita, que cita ainda outros grupos locais como Meninas da Cuesta, BK8’s, Pedal do Garotinho, Caiporas e Vaga-Lume.

Além das competições, a professora de educação física também elogia atividades paralelas do evento. “As palestras na sexta-feira (27) são bem bacanas. Agrega-se muita coisa em um mesmo final de semana. No Festival Brasil Ride Botucatu você pode participar e também se informar. Para nós da área de saúde e fitness é algo espetacular, porque está tudo na mão. Basta saber aproveitar essa troca de conhecimento que nos é oferecida”, explica Clarita.

Inscrições
Os interessados em participar da quarta edição do Festival Brasil Ride Botucatu devem acessar o endereço – http://www.romasportsmkt.com.br/ – onde há a programação completa do evento. Cada uma das atividades, sejam as provas de bike ou corrida de montanha, têm um link individual com os dizeres “Clique aqui e inscreva-se!” para que realize-se a inscrição.

Programação do Festival:

Dia 26 (quinta-feira)
9h – Largada Road Brasil Ride
15h – Largada Warm Up Brasil Ride Pró – Dia 1

Dia 27 (sexta-feira)
10h – Largada Warm Up Brasil Ride Pró – Dia 2
16h – Início do Ciclo de Palestras

Dia 28 (sábado)
8h – Largada Warm Up Brasil Ride Pró – Dia 3
10h – Largada Warm Up Brasil Ride Sport
10h – Inscrição Corrida Kids Bike
11h – Largada Corrida Kids Bike

Dia 29 (domingo)
8h30 – Início do Passeio Ciclístico
9h – Trail Run Brasil Ride Pró
10h – Trail Run Brasil Ride Sport

Mais informações: Site: http://romasportsmkt.com.br/warmup/botucatuMTBXCM/
Fan page: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: twitter.com/brasil_ride
Instagram: @brasilride