Circuito Cultural Fausto Mazzola
As manifestações culturais dos avareenses estão materializadas nas esculturas, no teatro, na música, nas artes plásticas e sua qualidade é reconhecida internacionalmente, exemplo disso é a pintora Dijanira Motta, ícone do Arte Naif. A FAMPOP – Festival da Música Popular Brasileira, realizada há anos na cidade, revelou muitos dos talentos de hoje da MPB. Conheça e prestigie a Cultura de Avaré!
Circuito Cultural Fausto Mazzola
Criador dos principais monumentos de Avaré, o escultor Fausto Mazzola permaneceu na cidade durante quatro anos e neste período produziu o melhor da sua arte, hoje vistas nas praças e jardins da Estância Turística. O Circuito Cultural Fausto Mazzola convida os turistas a conhecerem um pouco mais desta arte ao destacar as obras deste importante escultor brasileiro.
Obras:
O Desbravador
Estátua de 4 metros, erguida na Praça Prefeito Romeu Bretas em 1958, representa a luta dos fundadores. A obra está localizada na Praça Padre Tavares.
Relógio Solar
É outra marca evidente do talento de Mazzola. O simbólico trabalho, cuja restauração será feita em breve pela Prefeitura, é um presente da Colônia Japonesa avareense. A obra está localizada na Praça Juca Novaes.
Cristo em Ascensão
Moldura em cimento branco a escultura retrata a imagem de “Cristo em Ascensão”. A obra está localizada na Praça Santa Cruz.
Fonte Luminosa
Obra mais famosa do artista, Fonte das Artes retrata nas esculturas a mitologia grega, inaugurada em 1961. Esta obra está localizada no Largo São João.
Monumento ao Pracinha
O monumento ao Pracinha, também de 1961, inclui original pedestal, coincidência ou não, reproduzido depois por outros escultores e arquitetos brasileiros. Esta obra está localizada no Largo São João.