A Diretoria Executiva do Pólo Cuesta, composta por secretários municipais de turismo dos municípios associados (Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel), reuniu-se no dia 29 de setembro, em Botucatu, para definir o plano de trabalho e orçamento para o exercício de 2010. Depois de discutido entre os membros da Diretoria Executiva o planejamento será apresentado ao Conselho de Municípios para aprovação final. Nesta reunião foram propostas as atividades a serem realizadas tais como projetos de turismo receptivo, feiras e eventos onde o consórcio deverá marcar presença.
Apresentou-se também um balanço das feiras no qual o Pólo Cuesta participou e, segundo apuração da equipe de eventos, os resultados são excelentes: houve maior identificação entre os visitantes e a região (resultado da presença constante da entidade em feiras), aumento das visitações nas atrações turísticas da “Cuesta” e ainda maior reconhecimento do consórcio perante a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo.
A reunião da Diretoria Executiva também contou com a presença do Secretário de Descentralização da Prefeitura de Botucatu, Senhor Figueroa, que atendendo a orientação do Prefeito de Botucatu João Cury (Presidente do Conselho de Prefeitos do Pólo Cuesta) propôs que aos secretários municipais de turismo que a região se unisse para a realização da Conferência Regional das Cidades, projeto do Ministério das Cidades, que objetiva levantar as principais demandas dos municípios para reivindicação de recursos federais.