O Pólo Regional de Desenvolvimento Turístico – Pólo Cuesta, consórcio que integra os municípios de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Pardinho, Paranapanema, Pratânia e São Manuel, encerra o ano comemorando a assinatura de convênio com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo na ordem de 40 mil reais.
O recurso será destinado à confecção e implantação de sinalização turística na região, a exemplo do que ocorreu em 2006 com as placas de acesso aos municípios, instaladas nas rodovias Castelo Branco, Marechal Rondon e Raposo Tavares. Desta vez serão as entradas das cidades que receberão um totem de identificação, com logomarca do Pólo Cuesta e telefone de informações turísticas locais.
Para Fernando Alonso, Presidente Executivo do consórcio, o projeto vem de encontro com a filosofia da regionalização do turismo, sendo que o Pólo Cuesta é o único do sudoeste paulista legalmente constituído: “O convênio foi assinado nesta quarta-feira pelo Prefeito de Botucatu João Cury, que é o presidente do conselho de prefeitos do Pólo Cuesta e por isso podemos fechar o ano comemorando, este projeto atende a todos os municípios consorciados e complementa a sinalização já existente nas rodovias.Temos muito a agradecer a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo por todas parcerias e sobretudo pela liberação dos recursos este final de ano”.
Além do convênio dos totens de identificação turística, o Pólo Cuesta conquistou a impressão de 20 mil folhetos de divulgação turística, além da participação conjunta em feiras e eventos de negócios turísticos, entre elas o 4º Salão do Turismo Roteiros do Brasil, o 6º Feira Nacional de Turismo Rural, a 13ª AVIRP – Encontro Nacional das Agências de Viagens, a Adventure Sport Fair entre outros importantes eventos.
Para 2010 o consórcio turístico espera lançar, entre outros projetos, a segunda edição do guia turístico da “Cuesta” e novos roteiros turísticos, inclusive para atender a cicloturistas e caminhantes.