Um espetáculo inesquecível. Assim pode ser resumida a encenação da Via Sacra realizada pelo Grupo de Teatro Bom Jesus, de Ibitinga, na noite do último sábado (28), no Largo da Catedral. O evento, que abriu as comemorações da Semana Santa e o calendário de eventos dos 160 anos do município, foi uma realização da Prefeitura de Botucatu, com apoio da Catedral Sant’Ana e da TV Tem.

Nem mesmo a chuva forte que caiu durante a tarde e no início da noite tirou a empolgação do público que compareceu em grande número para acompanhar o espetáculo, que representa de forma emocionante os últimos momentos de Cristo na Terra, desde a sua prisão e condenação, passando pela crucificação até chegar a sua ressurreição. Crianças, jovens, idosos e famílias inteiras marcaram presença. De acordo com a Guarda Civil Municipal, cerca de 7 mil pessoas prestigiaram a encenação.

O realismo das cenas e o cuidado com o figurino de época impressionaram os espectadores. A representação envolveu direta e indiretamente cerca de 300 pessoas, entre artistas e organizadores. A encenação teve início no palco montado defronte a Catedral com Jesus participando da Última Ceia ao lado dos 12 apóstolos. Em seguida, com o uso de cavalos e dezenas de figurantes, o enredo se desenvolveu no segundo palco montado defronte a Prefeitura, com a prisão, condenação e o sofrimento de Jesus até chegar ao calvário.

A crucificação e a morte de Jesus levaram muitas pessoas às lágrimas, sobretudo no momento em que Maria abraça o filho já morto. O último ato foi encenado na Praça Rubião Júnior, com a ressurreição de Jesus. Com a utilização de uma plataforma elevatória, o ator Robinson Pinheiro, que interpreta o Filho de Deus, parecia levitar a 12 metros de altura. Uma bateria de fogos iluminou o céu e fez surgir uma revoada de pombos, arrancando aplausos do público.

Presente no Largo da Catedral, onde acompanhou a Via Sacra ao lado de sua esposa, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rachel Ferronato Cury, o prefeito João Cury Neto mostrou-se emocionado com a encenação e orgulhoso por trazer pela primeira vez à Botucatu o grupo de teatro Bom Jesus, de Ibitinga que há 34 anos encena a Via Sacra ao vivo em várias cidades do Estado.

“Foi um espetáculo magnífico, capaz de unir fé e arte. Com essa apresentação a Prefeitura iniciou em grande estilo a programação do aniversário de 160 anos de nossa cidade. Obrigado a todos que vieram prestigiar essa linda e inesquecível apresentação, que retratou com muita emoção a Paixão de Cristo”, comentou.

Um dos maiores entusiastas e apoiadores para a realização do espetáculo, o padre Emerson Rogério Anizi, afirma que há muito tempo alimentava o sonho da cidade receber um evento com essa grandiosidade. “Sempre desejei que a comunidade de todos os credos pudesse vivenciar esse momento grandioso de forma pública. Sozinhos nunca conseguiríamos isso. Graças a parceria entre a Prefeitura e o Grupo de Teatro Bom Jesus isso agora será possível. O Largo da Catedral, realmente, transformou-se em um referencial de fé”, comenta o religioso.