No próximo domingo (26), a partir das 7h25, o programa Nosso Campo, da TV TEM [filiada Rede Globo] irá exibir uma reportagem sobre o Turismo Rural de Botucatu. Nos dias 19 e 20 de janeiro, a Subsecretaria de Turismo recebeu uma equipe do programa com o objetivo de gravarem uma reportagem sobre o tema.
A equipe de reportagem passou por várias propriedades que já estão trabalhando neste segmento na Cidade como a Cantina Bela Vista, Estância Jacutinga, Sítio Base da Cuesta e o Sítio da Cachoeira da Indiana, que em breve estará estruturado para receber turistas.
Segundo a assessora de Turismo, Luciana Allho, a jornalista Tammy de Andrade esteve à frente das entrevistas e se surpreendeu com a evolução de Botucatu na área de Turismo Rural.
“Ela tem vindo a Botucatu todos os anos em busca de diferentes reportagens, e desta vez o foco foi o Turismo Rural. Durante a visita a equipe de reportagem pôde observar nas propriedades várias atrações como leite ao pé da vaca (momento da ordenha pelo visitante), aves exóticas, como avestruz, diferentes espécies de faisões e pavões. A alimentação típica também foi foco do programa que constatou entre os participantes a satisfação de se alimentar no campo”, comenta Luciana.
A assessora ainda destaca que os proprietários da Cantina Bela Vista, Estância Jacutinga e do Sítio Base da Cuesta foram alunos do curso de Turismo Rural realizado via SENAR com apoio da Subsecretaria de Turismo. “Neste ano, em mais uma edição do curso, a proprietária do Sítio da Cachoeira da Indiana estará participando com o intuito de preparar o local para receber visitantes com qualidade e estrutura”, explica.
Sobre o curso de Turismo Rural
A ação, que visa fornecer aos alunos técnicas apropriadas para que sejam desenvolvidos negócios de turismo em propriedades rurais, é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato Rural de Botucatu e a Subsecretaria Municipal de Turismo.
O curso gratuito inclui material e alimentação e teve início no mês de fevereiro deste ano e segue até novembro. A duração é de 240 horas, divididas em dez módulos, sendo um por mês de 24 horas.
Cada módulo é realizado em três dias com carga horária de oito horas diárias. O pré-requisito para participar é ter idade mínima de 18 anos, ser alfabetizado, possuir propriedade rural ou estar envolvido na área.
Durante o curso, o aluno tem aulas sobre atendimento, hospedagem, gastronomia, turismo de aventura, administração e outras informações que poderão ser implantadas na propriedade rural.
Serviço
Subsecretaria de Turismo
Rua General Telles, nº1.116 – Centro
Telefone: (14) 3811-1492