A Subsecretaria de Turismo encerrou o ano de 2013 com um balanço positivo em relação as atividades desenvolvidas nas mais diversas áreas. Entre os avanços conquistados durante o ano, a equipe do Turismo destaca a inauguração do Posto de Informação Turística (PIT) em parceria da Sabesp e a Construtora Pacaembu no mês de abril; reativação do Conselho Municipal de Turismo em julho, o que viabiliza a maior participação, envolvimento e fortalecimento do trade turístico do Município; melhorias no Mirante de São Cristóvão e no Complexo Turístico Véu de Noiva, que recebeu manutenção no tobogã, banheiros, quiosques, placa de sinalização e avanço no projeto de instalação do portal de entrada.
Na área de infraestrutura, a Subsecretaria de Turismo também viabilizou uma verba complementar para a revitalização dos banheiros e do chafariz da Praça Comendador Emílio Peduti (Bosque).
Eventos – Ao longo de 2013, a Subsecretaria de Turismo realizou ou atuou como parceira na em vários eventos: Carnaval, Aniversário da cidade; Segundo Encontro de Jipes Botucatu Terra da Aventura; Circuito Interior de Mountain Bike – XCO; quatro etapas do Circuito Pró Cuesta de Trekking; Rally Cuesta Off Road; atividades de contemplação com o grupo de Caminhadas Papa Trilhas; Arraiá do Artesão na Vila dos Lavradores em parceria com a Criativa FM; 8º Encontro de Veículos Antigos de Botucatu em parceria com AVAB ; Terceira Mostra Gastronômica em parceria com Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Botucatu (Sinhores) e a Feira de Artesanato no Natal e Culinária da Cuesta.
Também foi realizado o 13º Festival do Saci, que contou com boa estrutura; mídia local, regional e estadual (site da Secretaria Estadual de Turismo); público familiar; atrações para todas as faixas etárias; firmando cada vez mais não só o evento, como também a identidade da cidade de Botucatu com o personagem em nível nacional.
Botucatu Terra da Aventura – Em 2013 o projeto Botucatu Terra da Aventura, que visa divulgar as belezas naturais do Município com eventos de renome em diversas modalidades e atrair turistas para a Cidade, também conquistou grandes avanços como lançamento de um folder bilíngue; página no facebook (atualmente conta com mais de 1.100 seguidores); exposições no Poupatempo; participações e divulgações nas Feiras: Adventure Spor Fair, WTM, ABAV – Feira de Turismo das Américas e Feira de Turismo de Gramado; realização do 2º Passeio Inclusivo de Jipes no dia 30/11 com participação de 20 portadores de deficiência, assistidos em diversas unidades de Botucatu.
O projeto também incorporou eventos importantes como a realização de quatro etapas das Corridas de Aventura (Haka Outdoor Spirit; Haka Mini Race e Haka Expedition), além do Festival de Voo Livre no mês de maio; Campeonato Brasileiro de Trekking e o Brasil Ride de Ciclismo em parceira com Secretaria de Esportes e Lazer.
Divulgação em mídia espontânea – Botucatu foi destaque na mídia com a participação no quadro Dança da Galera do Programa Domingão do Faustão exibido para mais de 140 países e para todo o Brasil. A ação envolveu a participação de 2.500 munícipes, propiciando divulgação da cultura local e dos atrativos turísticos.
A Cidade também participou de outros programas como Jogo de Cintura, abordando o tema Orgânico, opções de diversidade e modos de viver não tradicionais; Programa Entrevista na Record com o Festival Nacional do Saci e o projeto Botucatu Terra da Aventura; Programa Bom Dia São Paulo falando sobre a temática das Férias 2014: Botucatu Terra da Aventura, opções no interior de São Paulo e também na Revista Moto Adventure.
Casa do Artesão – Ao longo do ano a Casa do Artesão, vinculada a Subsecretaria de Turismo, promoveu diversas oficinas temáticas para as feiras existentes; oficinas em Vitoriana com parceria da Assistência Social; cadastro de novos artesãos; identificação da Unidade com Toten; participação de feiras locais e o funcionamento da loja Casa do Artesão, com comercialização de produtos diversificados e com a marca de Botucatu.
Outras atividades – Os assessores de Turismo, Thiago Donini e Luciana Alho, ainda citam outras atividades desenvolvidas durante 2013.
“Realizamos o Curso de Turismo Rural via Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que busca capacitar produtores rurais que pretendem iniciar atividades de Turismo em suas propriedades; também foi feito o cadastro das pousadas de Botucatu em site internacional de hospedagem (Hostel World), através de orientação da Subsecretaria de Turismo; participação e acompanhamento do Projeto da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico; realização de City Tour durante o projeto Prefeitura nos Bairros e apoio a diversos eventos”, comenta Donini.