Projeto “Tecnologias apropriadas ao cultivo e diversificação cultural em pomares de frutíferas” foi escolhido o melhor pôster da temática “Agrárias e Veterinária”.
O trabalho “Tecnologias apropriadas ao cultivo e diversificação cultural em pomares de frutíferas”, desenvolvido pela equipe da professora Sarita Leonel, do Departamento de Produção Vegetal da faculdade de Ciências Agronômicas foi premiado como o melhor pôster na área temática “Agrárias e Veterinária”, durante o 6° Congresso de Extensão da Unesp, realizado de 25 a 27 de outubro de 2011, em Águas de Lindóia/ SP.
Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Unesp (Proex), o Congresso teve como tema: Horizontes da Extensão Universitária: possibilidades, caminhos e realizações.
O trabalho premiado buscou promover o conhecimento sobre adaptação às condições de solo e clima, manejo e desempenho agronômico de diferentes espécies frutíferas, com potencial de cultivo na região de Botucatu, entre produtores, técnicos extensionistas e estudantes de graduação e pós-graduação. “Também buscamos oferecer opções de diversificação cultural, visando obter incrementos de produção de forma sustentável”, explica a professora Sarita.
O projeto aproveitou a estrutura da Faculdade de Ciências Agronômicas,com seus pomares didáticos, experimentais e demonstrativos nas Fazendas Lageado e São Manuel, nos quais são cultivados citros, banana, figo, pêssego, uva, manga, goiaba, abacate, acerola, abiu, lichia, macadâmia, mamão, maracujá, caqui e amora preta.
Foram realizados trabalhos com adubação orgânica, manejo nutricional e de irrigação, épocas de poda, uso de produtos para a quebra de dormência, além de avaliação de desempenho agronômico e qualidade dos frutos para adaptação ao clima subtropical.
Essas atividades resultaram em atendimento continuado às demandas de solicitações e consultas na área, feitas por produtores e técnicos agrícolas. Ensino e pesquisa na FCA também obtiveram benefícios, em razão da melhoria da qualidade de aulas práticas e a possibilidade de orientações de iniciação científica e defesas de teses e dissertações.
Uma das principais realizações do trabalho foi o Dia de Campo sobre Desempenho Agronômico e Qualidade dos Frutos de Cultivares de Bananeiras no Planalto Paulista, realizado em 2010, e que teve a edição de um Boletim Técnico que foi distribuído aos participantes. Também foram fornecidas 250 mudas dos cultivares que melhor se adaptaram do ponto de vista agronômico e de aceitabilidade pelos consumidores.
A premiação representou um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área de fruticultura na FCA, como avalia a professora Sarita Leonel. “Além de valorizar o que foi feito, o prêmio serve de incentivo para a realização de novas ações voltadas para a extensão e também para o ensino prático e a pesquisa aplicada na Faculdade”.