Acontece no próximo dia 30 de maio, no feriado de quinta-feira, a 65ª Festa do Corpus Christi de São Manuel. O evento é tradicional e reúne milhares de pessoas da cidade e da região. A festa, que reúne fé, arte e vida, é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio das Diretorias de Turismo, Esportes, Cultura e Comunicação, em conjunto com as Paróquias São Manuel, Nossa Senhora Consolata e Santuário Nossa Senhora Aparecida.
A programação religiosa começa às 7h do dia 30 de maio, com missa realizada na Igreja Matriz de São Manuel. Em seguida, das 9h às 14h, acontece a Adoração ao Santíssimo Sacramento, no Santuário de Santa Terezinha. A partir das 15h, também será realizada Missa Campal na Praça do Santuário de Santa Terezinha. Ela será presidida por Dom Maurício Grotto de Camargo. Após seu encerramento, tem início Procissão até o Altar Monumento, em frente a Igreja Matriz de São Manuel, onde haverá pregação e benção do Santíssimo Sacramento.
No dia anterior, quarta-feira, 29 de maio, véspera do feriado, tem início a programação festiva do evento. As barracas das entidades assistenciais do município vão ficar localizadas na praça de alimentação, no Pátio do Santuário de Santa Terezinha das 19h de quarta, até às 22h de quinta-feira.
O tema deste ano é “Eis-me aqui, envia-me” (Isaias 5-8). Ao todo, 22 trabalhos artísticos serão apresentados à comunidade. Neste ano, vão ser utilizados bagaços de cana e sal, ambos tingidos, para a composição dos tapetes. As obras, que representam as estações da via sacra, são reproduções dos vitrais do artista plástico Cláudio Pastro, que gentilmente autorizou a utilização da imagem de suas obras. Pastro também tem exposto o seu trabalho aqui por São Manuel, ele é responsável pelo altar da capela Cristo Rei, que fica nas dependências da antiga empresa Santa Fé Agroindustrial.
Histórico da festividade
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A festa de Corpus Christi foi decretada pelo papa Urbano IV em 1269. Já a procissão surgiu na cidade de Colônia, na Alemanha e depois se difundiu pela França e pela Itália. A celebração ocorre sempre 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.
Em São Manuel, a tradição de enfeitar as ruas no dia do Corpus Christi teve início aqui em São Manuel no ano de 1949, com a professora Tereza Mazzuco. Naquele tempo os trabalhos eram confeccionados com flores.
A partir de então, a educadora passou a organizar os trabalhos todos os anos. Com o passar do tempo, ela começou a aprimorar e inovar os temas de tapetes e passadeiras. Os materiais utilizados foram se diversificando e pó de café, tampinhas de garrafas e vidro passaram a fazer parte das composições artísticas.
Com a iniciativa de Tereza Mazzuco e o trabalho voluntário da população, não demorou muito para que a festa do Corpus Christi de São Manuel se tornasse uma das referências turísticas do Brasil, se destacando com a tradição da procissão e dos trabalhos que enfeitam as ruas por onde ela passa.
A organização do evento antecipa que em caso de chuva forte que impossibilite a realização dos trabalhos dos tapetes, passadeiras e das barracas, os enfeites, a praça de alimentação e a procissão serão transferidos para o domingo, dia 2 de junho, no mesmo local e horário. Mais informações no site: www.saomanuel.sp.gov.br.
Programação religiosa para o dia 30 de maio
- Às 7h Missa na Igreja Matriz de São Manuel;
- Das 9h às 14h no Santuário de Santa Teresinha Adoração ao Santíssimo Sacramento;
- Às 15h Missa Campal na Praça do Santuário de Santa Teresinha, presidida por Dom Maurício Grotto de Camargo e em seguida Procissão até o Altar Monumento, em frente a Igreja Matriz de São Manuel, onde haverá pregação e benção do Santíssimo Sacramento.
Enfeites – Início da confecção dos trabalhos no dia 30 de maio, às 5h, com previsão de término às 9h30. Os tapetes e passadeiras podem ser vistos até a hora da procissão.
Programação festiva – A Praça de alimentação no pátio do Santuário de Santa Teresinha com barracas das entidades de São Manuel, e os trailers e barracas de comes e bebes localizados nas ruas 7 de Setembro e Cel. Joaquim Floriano e na avenida Irmãs Cintra estarão funcionando a partir das 19h do dia 29, até às 22h do dia 30 de maio. Apresentações culturais na praça de alimentação na noite do dia 29 de maio, a partir das 20h.
Lista dos Trabalhos e Equipes
Trabalho 1
Tapete: 1º Estação – Jesus é condenado à morte
Equipe: Escola Baida
Responsável: Lucimara Aparecida Josepette Garcia
Trabalho 2
Passadeira: “Eu sou a vinha, vós sois os ramos: Aquele que permanece em mim e no qual eu permaneço, esse produzirá fruto em abundância, pois separados de mim, nada podeis fazer.” (JO 15,5)
Equipe: Paróquia São Manuel
Responsável: Valdir Bardela
Trabalho 3
Tapete: 2º Estação – Jesus carrega a cruz às costas
Equipe: Legião de Maria
Responsável: Regina Tomasi
Trabalho 4
Tapete: 3ª Estação – Jesus cai pela primeira vez
Equipe: Estratégia Comunicação Visual
Responsável: Sandro Ricardo Pugliesi
Trabalho 5
Tapete: 4ª Estação – Jesus encontra sua mãe
Equipe: Projeto Girasonhos
Responsável: Maria Aparecida Correa e Elaine Caglioni
Trabalho 6
Passadeira: “Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.” (JO 6,54)
Equipe: Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Responsável: Francis Assis Ronsini
Trabalho 7
Tapete: 5ª Estação – Simão Cirineu ajuda Jesus.
Equipe: Comunidade Santa Rita de Cássia
Responsável: Juliano Antonio Soares
Trabalho 8
Tapete: 6ª Estação – Verônica limpa o rosto de Jesus
Equipe: IMES
Responsável: Clara B. Bonome Zeminian
Trabalho 9
Passadeira: “Eu sou a luz do mundo: Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.” (JO 8,12)
Equipe: ACAPEL
Responsável: Rubens de Camargo
Trabalho 10
Tapete: 7ª Estação – Jesus cai pela segunda vez.
Equipe: Legião Mirim
Responsável: Lígia Aparecida Figueiredo Corulli
Trabalho 11
Tapete: 8ª Estação – Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
Equipe: APAE
Responsável: Rodrigo José Semprini
Trabalho 12
Passadeira: “Disse-vos isso, para que tenhais paz em mim; no mundo tereis que sofrer. Mas tem de confiar! Eu venci o mundo.” (JO 16,33)
Equipe: EMEIs e EMEFs de São Manuel
Responsável: Professor Richard Castro
TRABALHO 13
Tapete: 9ª Estação – Terceira queda de Jesus
Equipe: EMEIs e EMEFs de São Manuel
Responsável: Professor Richard Castro
Trabalho 14
Tapete: 10ª Estação – Jesus é despojado de suas vestes
Equipe: ETEC “Dona Sebastiana de Barros”
Responsáveis: Maria Luiza de Lima Tedesco e Felipe Pupo da Fonseca
Trabalho 15
Passadeira: “Se andarmos na luz, como Ele está na luz, estamos em comunhão mútua e o sangue de Jesus Cristo, seu filho, purifica-nos de todo pecado.” (JO 1,7)
Equipe: Funcionários e Diretores da Prefeitura de São Manuel
Responsáveis: Zigomar Augusto e Rodrigo Pinheiro
Trabalho 16
Tapete: 11ª Estação – Jesus é pregado na cruz
Equipe: Bloco Carnavalesco Nega Maluca
Responsável: Rafael Gustavo dos Santos e João Carlos Birraque Faraco
Trabalho 17
Tapete: 12ª Estação – Jesus morre na cruz
Equipe: Colégio Anglo
Responsável: Cléo Machado de Mello e Celisa Maria B. Luizatto
Trabalho 18
Passadeira: “Com efeito, Deus amou tanto o mundo que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que crê nele não pereça, mas tenha a vida eterna.” (JO 3, 18).
Equipe: Nossa Senhora Consolata
Responsáveis: Casais do Grupo de Encontro Com Cristo
Trabalho 19
Tapete: 13ª Estação – Jesus morto nos braços da sua mãe
Equipe: Renovação Carismática Católica
Responsável: Ivani Vernini Rodrigues
Trabalho 20
Tapete: 14ª Estação – Jesus é enterrado
Equipe: Colégio Holus
Responsável: Professora Silvana Bassetto Sanches
Trabalho 21
Altar monumento: 15ª Estação – Ressurreição de Jesus
Equipe: Funcionários Municipais
Responsável: Ricardo Rosa Lima
Trabalho 22
Colunas: Caminho para a ressurreição
O trabalho idealizado por Rubens de Camargo e confeccionado pela artista plástica Carla Panini, mostra colunas, ao longo dos enfeites, que representam rochas como no Santo Sepulcro de Jesus e sobre elas buquês de girassóis, flor símbolo da ressurreição.