Na tarde da última terça-feira [15], o auditório Cyro Pires da prefeitura de Botucatu foi sede da primeira reunião de 2013 do “Pólo Cuesta”, consórcio formado pelos municípios de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel.
Na oportunidade, ficou definido que o Conselho de Municípios será presidido pelo prefeito de Bofete, Claudécio José Eburneo. O encontro, também, serviu para estabelecer novos compromissos, principalmente na realização de projetos e captação de recursos.
O Pólo Cuesta é um consórcio turístico, criado em 2001, como associação sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver o turismo de forma regional e sustentável, através da integração e trabalho em conjunto dos municípios.
Ele tem, por finalidade, representar o conjunto dos municípios que o integram em assuntos de interesses comuns, perante quaisquer outras entidades públicas, de qualquer esfera de governo, além das de iniciativas privadas.
Estes interesses são os de prestar, aos municípios associados, serviços de planejamento, capacitação, normatização, construção, conservação de equipamentos turísticos e de marketing que venham a promover o desenvolvimento do turismo regional mediante programas de trabalho devidamente aprovados pelo Conselho de Municípios.
O consórcio objetiva, também, o planejamento e execução de políticas de melhor aproveitamento do potencial turístico dos municípios, mediante o desenvolvimento integrado e sustentável sob os aspectos ambientais, sociais, éticos e econômicos. E, finalmente, estimular o desenvolvimento de programas permanentes de conservação e proteção do meio ambiente.
O Pólo Cuesta é considerado um projeto pioneiro no estado de São Paulo, pela sua união, administração, organização e, sobretudo, a integração entre os municípios envolvidos, através de seus agentes políticos, secretários de turismo e empresas do segmento.