Espetáculo no Campo Municipal terá superestrutura e arquibancada para duas mil pessoas.

Encenado ao ar livre desde 2006, o drama da Paixão de Cristo está completando 10 anos na Estância Turística de Avaré. Este ano, o evento organizado pela Secretaria Municipal da Cultura será realizado no Campo Municipal no próximo dia 3 de abril, a partir das 21 horas.

Com mais de 100 atores no elenco, a peça que, nos últimos anos, teve como palco a Praça Prefeito Romeu Bretas (Concha Acústica) volta ao seu local de origem com uma superestrutura para receber grande público na noite da Sexta-Feira Santa.

Com entrada franca, os presentes vão dispor de estacionamento na área com segurança a ser feita pela Guarda Municipal. No Campo Municipal haverá policiamento da PM, presença de equipe de brigadistas e uma ambulância de plantão. Todos os quesitos de segurança já foram definidos para garantir a segurança dos espectadores.

Para melhor acomodação do público, uma arquibancada para 2 mil pessoas será instalada pela Prefeitura. Na montagem do espetáculo serão utilizados 30 mil watts de iluminação ao longo dos 325 metros quadrados do espaço cenográfico, onde haverá oito painéis de cenário de 7mx3m cada.

Roteiro cênico
Ao todo, 21 passagens da vida de Jesus Cristo fazem parte do roteiro cênico da Paixão: Anunciação, Batismo, Tentação, Primeiros Apóstolos, Milagres, Sermão da Montanha, Entrada em Jerusalém, Maria Madalena, Santa Ceia, Traição de Judas, Jardim das Oliveiras, Jesus e os fariseus, A Negação de Pedro, O arrependimento de Judas, Jesus e Herodes, Jesus e Pilatos, Via Crucis, Gólgota – A Crucificação, A Descida da Cruz – Pietá, Sepultamento de Cristo e Ressureição.

Produção
O elenco passa por mais de cem horas de ensaios, mais de 30 horas de trabalho de ensaio com músicos em estúdio, mais de 200 pessoas envolvidas direta ou indiretamente na estruturação da encenação, tanto na parte cênica quanto administrativa.

A encenação conta com participação de integrantes Cia. de Artes Cênicas Gil Vicente, Grupo de Teatro Tomaládacá e do Grupo Municipal de Teatro Pópatapaio, além do apoio de professores de Artes da Rede Municipal de Ensino (ornamentação cenográfica) e de integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), além de muitos voluntários.

Atores
O elenco é numeroso e há grande número de pessoas que participa voluntariamente como figurantes na “Paixão de Cristo”. Este ano a narração será feita por Bruno Rodrigues e vão interpretar as personagens principais os seguintes atores e atrizes: Antônio Ramos (Jesus Cristo), Ana Luisa Carvalho (Maria), Vanessa Reis (Maria Madalena), Felipe Diego (Diabo), Rafael Montanha (João Batista), Antônio Castilho (Caifás), Marcelo Ribeiro (Pilatos), Conrado Bannwart Mortean (Herodes), Juliano Roger (Judas) e Richard Fiorucci (Pedro).

O espetáculo será abrilhantado pelas vozes dos seguintes intérpretes musicais: Ana Luísa Carvalho, Josieli Castilho, Greicy Câmara, Diego, Elaine Cruz, Renata Albuquerque, Gabriela Toledo, Antônio Ramos, Vanessa Reis, Ricardo Régis e Marcelo Zanluchi.

Direção
Com texto e direção geral de Gilson Câmara, a Paixão de Cristo em Avaré conta com apoio técnico de Regina Chibani Back (direção de artes), Ricardo Régis (direção musical), Eduardo Javaro (arranjos musicais), Flávio de Oliveira e Sebastião Xavier de Lima (cenografia), Rafael Montanha (maquiagem), Nadir Benedetti (figurinos e coordenação de elenco) de Nadir Benedetti, Marcelo Machado (som), José Eduardo de Pala (iluminação), Therezinha Alves e Moraes e Maria Lucia Peres Ramos (apoio administrativo).