O passeio da Venda Vivan de iniciativa da “Marcos Soares Eventos” ganha notoriedade, pois passa ser o marco na história do Of|f Road da região como primeiro evento que terá contrapartida para amenizar o impacto ambiental que tal pratica acentua. Seus praticantes, diferente do que a maioria rotula, estão sim, preocupados com a conservação ambiental e como compensar de forma mais sustentável possível harmonizando pratica esportiva e proteção da área rural utilizada. Há exceções, como em toda atividade humana, indivíduos que primam pelo prazer momentâneo sem avaliar as conseqüências de seus atos surgindo a necessidade de medidas preventivas com crescimento desta pratica esportiva.
Os grupos organizados querem criar um sistema de cadastro para controlar acessos e inibir abusos. Estão propondo ações educativas e iniciativas ambientais que culminam numa campanha que está em fase de planejamento e será lançada em julho. O Organizador de eventos Marcos Soares e sua família pretendem oficializar este evento e inovam na organização disponibilizando uma ficha cadastral que possibilita identificar o praticante e a cidade de origem conferindo visibilidade ao evento e segurança ao praticante.
O próximo passo será oferecer inscrição online e direito a um brinde aos praticantes cadastrados dentro iniciativa: Adrenalina verde que é uma das ações da Campanha que estão organizando e a partir deste ano segue junto com a realização do evento. Promoverá ações de recuperação de áreas degradadas em compensação ao impacto gerado e ações de sensibilização ambiental nas escolas..Marcos, como conselheiro do COMTURP está responsável de liderar a orientação do uso mais consciente das trilhas da Cuesta do Pardinho realizando constantes intervenções para praticantes que descumprem regras básicas, como não fechar porteiras, velocidade adequada, não jogar lixo.
Principalmente para os praticantes visitantes. Todo este trabalho tem o objetivo de propiciar a continuidade da pratica: “A gente que nasceu e foi criado aqui gosta do esporte, mas tem amor e respeito pela terra, pela criação e plantação e um uso respeitando as áreas liberadas para pratica, regras de boa condução, as placas de sinalização que serão colocadas e as ações ambientais que estamos preparando é possível colaborar com o proprietário que cede sua área e manter a pratica” comenta Marcos Soares.
Os diferentes grupos seguem encontrando-se para lançar o cadastro único do OFF ROAD e planejar as ações que convertam num Plano de manejo sustentável para a utilização consciente e principalmente a manutenção das Trilhas.