Nos dias 19 e 20 deste mês, a Subsecretaria de Turismo recebeu uma equipe do Programa “Nosso Campo”, da TV Tem, com o objetivo de gravarem uma reportagem sobre o Turismo Rural de Botucatu. A equipe de reportagem passou por várias propriedades que já estão trabalhando neste segmento na Cidade como a Cantina Bela Vista, Estância Jacutinga, Sítio Base da Cuesta e o Sítio da Cachoeira da Indiana, que em breve estará estruturado para receber turistas.

Segundo a assessora de Turismo, Luciana Allho, a jornalista Tammy de Andrade esteve a frente das entrevistas e se surpreendeu com a evolução de Botucatu na área de Turismo Rural. “Ela tem vindo a Botucatu todos os anos em busca de diferentes reportagens, e desta vez o foco foi o Turismo Rural. Durante a visita a equipe de reportagem pode observar nas propriedades várias atrações como leite ao pé da vaca (momento da ordenha pelo visitante), aves exóticas, como avestruz, diferentes espécies de faisões e pavões. A alimentação típica também foi foco do programa que constatou entre os participantes a satisfação de se alimentar no campo”, comenta Luciana.

A assessora ainda destaca que os proprietários da Cantina Bela Vista, Estância Jacutinga e do Sítio Base da Cuesta foram alunos do curso de Turismo Rural realizado via SENAR com apoio da Subsecretaria de Turismo. “Neste ano, em mais uma edição do curso, a proprietária do Sítio da Cachoeira da Indiana estará participando com o intuito de preparar o local para receber visitantes com qualidade e estrutura”, explica.

Inscrições abertas para o curso de Turismo Rural
Até o dia 10 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o curso de Turismo Rural em Botucatu. A ação, que visa fornecer aos alunos técnicas apropriadas para que sejam desenvolvidos negócios de turismo em propriedades rurais, é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato Rural de Botucatu e a Subsecretaria Municipal de Turismo.

O curso gratuito inclui material e alimentação. A duração será de 240 horas, divididas em dez módulos, sendo um por mês de 24 horas. Cada módulo será realizado em três dias com carga horária de oito horas diárias.O pré-requisito para participar é ter idade mínima de 18 anos, ser alfabetizado, possuir propriedade rural ou estar envolvido na área.

Durante o curso, o aluno terá aulas sobre atendimento, hospedagem, gastronomia, turismo de aventura, administração e outras informações que poderão ser implantadas na propriedade rural. Os interessados em realizar suas inscrições devem procurar a Subsecretaria de Turismo (Rua General Telles, nº 1.116 – Centro) munidos de RG e CPF. As vagas são limitadas.

No dia 11 de fevereiro, às 18h30, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, (Praça Dom Luiz Maria de Santana, 176, Centro), será realizada uma reunião com as pessoas inscritas no curso. Segundo os assessores de Turismo, a presença dos candidatos é obrigatória.

Serviço
Subsecretaria de Turismo
Rua General Telles, nº1.116 – Centro
Telefone: (14) 3811-1492