Botucatu conta com um museu diferenciado em sua região. Estabelecido no Bairro Demétria, o Museu de Mineralogia Aitiara tem como objetivo despertar a admiração pelo mundo mineral, pelas belezas subterrâneas e expostas na crosta terrestre.
Ele se estruturou por meio da doação da coleção de amostras de rochas do professor de artes Erich Otto Blaich, em 2008. A permanente e profunda admiração que o professor manteve pelos minérios e formações rochosas, por suas formas perfeitas e artísticas, levou-o a percorrer o Brasil em busca de conhecimento. Junto a alunos e professores, explorou minas e garimpos. Este encantamento e paixão impulsionaram sua coleção ao longo de 50 anos.
O local funciona também como um laboratório para as aulas práticas dos cursos do ensino básico, universitário e dos cursos livres. Além disso, auxilia na conscientização sobre a importância de um meio ambiente preservado e sustentável com a integração harmônica do homem e natureza. Os saberes que o museu oferece somam os conhecimentos das ciências da Terra.
O acervo
Disponível para consulta virtual, o acervo está classificado de acordo com as normas internacionais de classificação mineralógica. É composto por amostras de rochas ígneas (formadas pelo resfriamento do magma), sedimentares (originadas pelo acúmulo e solidificação de partículas como areia e lama) e metamórficas (modificadas devido a altas temperaturas e pressão); minerais, que se caracterizam como a menor partícula indivisível por processos mecânicos que compõe uma rocha (as rochas são formadas por dois ou mais minerais agrupados, tais como carbonatos, óxidos e sulfetos); e meteoritos (fragmentos de grandes meteoros que sobrevivem à passagem atmosférica e atingem o solo).
Ele inclui ainda perfeitas amostras de fósseis, entre eles as trilobitas, o messossaurus brasiliensis, âmbares, representativas amostras da Chapada do Araripe e uma grande quantidade de carapaças de espécies marinhas.
Importância
Segundo a coordenadora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) Itajahy Martins, Claudia Bassetto, o Museu de mineralogia de Botucatu se caracteriza como uma das mais importantes instituições do setor no Estado.
“No Estado de São Paulo, esse museu é um dos três mais importantes em termos de qualidade de acervo. Agora, a coordenação está procurando recursos para ampliar o atendimento aos visitantes, principalmente ao público escolar a fim de promover o conhecimento nessa área de formação rochosa. Além disso, o acervo está totalmente catalogado, com os nomes científicos de cada peça e o local onde foram encontradas”, explica.
O Museu de Mineralogia Aitiara conta com apoio da Prefeitura de Botucatu, Associação Sagst e Programa de Ação Cultural (ProAc), do Governo do Estado de São Paulo.
Serviço
Museu de Mineralogia Aitiara
Rodovia Gastão Dal Farra, Km 4 – Demétria, Botucatu/SP
Telefone: (14) 3882-0588 / 99754-6694
Agendamento para visitas: [email protected]