No dia 25 de setembro, o Consórcio Turístico Pólo Cuesta, participou de reunião com o Ministro do Turismo, no intuito de solicitar recursos para projetos que visem o desenvolvimento do turismo na região. A conquista foi um marco para os consórcios e circuitos turísticos do país, sendo a primeira região turística a participar de reunião com o ministro, que salientou a importância da regionalização do turismo no país; e se comprometeu a dar mais atenção aos consórcios e circuitos turísticos.
No Ministério do Turismo, os prefeitos da região, solicitaram a liberação de recursos no valor de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de Reais), que viesse beneficiar a região do Pólo Cuesta, investindo no turismo das dez cidades envolvidas.
Na oportunidade, o ministro disse que, o primeiro passo, para o Pólo, é a elaboração de um Plano Regional de Turismo, para determinar quais as diretrizes do desenvolvimento turístico na região, optando por liberar R$ 400.000,00 (quatrocentos mil Reais) para o Consórcio, visando a elaboração de projetos, que depois de encaminhados, e analisados pelo Ministério do Turismo; que poderão resultar na liberação de um montante de recursos, superior aos 5 milhões solicitados, que resultará no desenvolvimento do turismo regional.
Os prefeitos também se reuniram com o ministro da Saúde, na busca de recursos e regularizações para o setor, ficando pactuado que, um representante do Ministério, virá à região, para atender melhor aos municípios.
O Pólo Cuesta tem papel fundamental na intermediação da busca de benefícios para a região, não somente na área de turismo como em outras áreas, citando como exemplo a conquista das reuniões com dois setores importantes para os municípios, que foi possível, através do esforço do prefeito do município de Bofete, Claudécio José Ebúrneo, atual presidente do Pólo Cuesta; do presidente executivo, José Antonio Nicola; e do deputado federal, João Paulo Cunha. Também esteve presente na reunião, o deputado federal Milton Monti.
O Pólo Cuesta, visando fortalecer o trabalho em conjunto, aos municípios, desenvolver a região e integra os diversos setores de interesse, em comum benefício da população regional, e estas conquistas são o resultado do esforço e trabalho dos integrantes do consórcio, finaliza José Antonio Nicola.