Botucatu sediou entre os dias 1 e 4 deste mês uma das mais importantes e desafiadoras provas de Corrida de Aventura do País: o Haka Expedition. A competição é realizada pela Prefeitura de Botucatu por meio da Subsecretaria de Turismo em parceria com a empresa Haka Race e a agência Eco Cuesta.

O ponto de largada das provas este ano foi a Praça da Juventude “José Fernando Donida”, localizada da Cohab 1. Os atletas percorreram as trilhas da região nas provas de 100 quilômetros e 200 quilômetros.

Os participantes desceram a Cuesta a partir da Cohab 1, até a cachoeira da Canela. Dali, realizaram um longo trekking até o viaduto sobre o córrego da Usina Indiana, onde fizeram uma ascensão (espécie de rapel, mas subindo) de quase 20 metros até os trilhos, partindo para mais um trekking de 10 quilômetros, caminhando sobres os trilhos do trem até a fazenda Jacutinga. Partiram, então, para um pedal pesado até a Pedra do Índio, para, em seguida, já com a noite caindo, escalar uma das Três Pedras.

Depois disso, mais 70 quilômetros pedalando em “areião” até o Rio Tietê, já em Anhembi, de onde encararam nada menos que 40 quilômetros de remo até a ponte sobre o Rio Capivara, na rodovia entre São Manuel e Santa Maria da Serra. Por fim, subiram a Cuesta, voltando ao ponto de largada. Somando tudo, os competidores percorreram cerca de 200 quilômetros, enfrentando barro, frio, sol forte, abelhas e, principalmente, o cansaço. Concluíram a prova em quase 30 horas de atividade física ininterrupta. Mais de 25 cidades e de sete Estados brasileiros estiveram representados.

Restou o cansaço, o orgulho de superar uma das provas mais desafiadoras do País e as paisagens inesquecíveis da Cuesta, motivo de elogios por todos os competidores, que vieram de Estados como Bahia, Santa Catarina e Goiás.

Integrante da Saci/Aksa, única equipe de Botucatu na prova de 200 quilômetros – e sexto lugar na classificação geral -, Maurício Morcelli conta como foi encarar esse desafio. “Mesmo para nós, botucatuenses, que conhecemos a região, foi uma competição bastante exaustiva, a ponto de fazer com que equipes tradicionais, que já participaram de provas internacionais, como a Brou Aventuras (de Belo Horizonte) desistissem”. Segundo Morcelli, um dos principais adversários foi o frio da madrugada, que fez cair o rendimento dos atletas.

Na categoria 200 quilômetros, as primeiras equipes terminaram o Expedition em 29 horas. Já na 100 quilômetros, os campeões terminaram em 15 horas. Leonardo Barbosa, organizador do Haka Expedition, agradeceu a Prefeitura de Botucatu por mais uma parceria de sucesso.

O secretário adjunto de Turismo, Fredi Pimentel, destacou que foi mais evento realizado com sucesso e que integrou o calendário do Projeto Botucatu Terra da Aventura, que visa tornar o Munícipio cada vez mais conhecido na área de esporte e turismo de aventura.

“O Haka Expedition reuniu mais de 150 atletas de várias cidades e estados que puderam conhecem de perto as belezas naturais de nossa região e também os próprios botucatuenses se surpreenderam com as provas”, comenta.

Todos os resultados das provas podem ser adquiridos no site www.hakarace.com.

Ação Solidária
Na última segunda-feira (4) a Subsecretaria de Turismo entregou ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Botucatu a doação de peças de agasalhos e alimentos. As doações foram arrecadadas com os participantes da primeira Etapa Circuito Terra da Aventura realizado, no dia 28 de março e durante o Haka Expedition. Ao todo foram arrecadadas 190 peças de agasalhos, 31 litros de leite e 10 quilos de arroz.

Fredi Pimentel, explica que para cada evento do Botucatu Terra da Aventura em 2015 foi preparado ações sociais que irão arrecadar diversos itens para o Fundo Social como arroz, feijão, agasalhos, cobertores, óleo e brinquedos.

“Agradecemos a doação dos atletas ao Fundo Social de Solidariedade e a parceria com os organizadores dos eventos do Projeto Botucatu Terra da Aventura que possibilita realizar essas ações que muito nos alegra e ajuda quem precisa”, informa.

A primeira dama e presidente do FSS, Rachel Ferronato Cury, agradece as doações e destaca que elas são sempre bem vindas: “Todos dos agasalhos serão encaminhados para o local em que estão as outras peças da Campanha e os alimentos nossa equipe do Fundo irá contatar todas as entidades e ONGs da Cidade para saber de suas necessidades e assim encaminhá-los corretamente”, explica.

Com informações do jornalista Danilo Vivan / Assessor de Imprensa do Haka Race
Fotos: Walter Contessotti Jr.