Foi concluído no início deste mês de dezembro, em Botucatu, o Festival Gastronômico Gostinho da Cuesta. Ele encerrou as atividades do curso de Turismo Rural, na Estância Guimarães, promovido pela Subsecretaria de Turismo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural.
As atividades tiveram a duração de dez meses e visou proporcionar ao produtor rural um olhar ampliado sobre sua propriedade. Além disso, forneceu ferramentas para identificar e implantar negócios na área de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.
Segundo a assessora de Turismo, Luciana Alho, o curso vem de encontro ao projeto Botucatu Terra da Aventura que visa fomentar o segmento de aventura, uma vez que são necessárias propriedades estruturadas para recepcionar os turistas.
“O Festival Gastronômico resgata a cultura e identidade de Botucatu, apresentando uma típica culinária aos convidados. Os alunos colocam em prática todas as técnicas de atendimento, gastronomia, decoração e administração adquiridas durante o curso. Foram convidadas para participar do Festival pessoas que atuam no ramo de turismo rural e aventura de Botucatu”, explica.
Serviço
Para o próximo ano, um novo curso já está programado. Os interessados podem entrar em contato com o Sindicato Rural de Botucatu pelo telefone 3882-0900 ou na Subsecretaria de Turismo pelo contato 3811-1492.