A 69ª edição da Festa de Corpus Christi de São Manuel ocorreu nos dias 14 e 15 de junho e reuniu, de acordo com estimativa da Guarda Civil Municipal, mais de 15 mil pessoas, entre moradores de São Manuel e turistas. As ruas enfeitadas com tapetes e passadeiras é a grande atração do evento, que envolve o turismo e a celebração de fé religiosa e tradicional da cidade.
Além da tradição dos enfeites e da procissão, o evento de Corpus Christi de São Manuel é famoso pela praça de alimentação das entidades. A Casa Santa Maria vendeu 1700 lanches de pernil e a APAE mais de 1650 pasteis em dois dias de evento. De acordo com Leila Zorkot, coordenadora da Casa Santa Maria, a renda da venda dos lanches é “aplicada nos projetos sociais e na suplementação das despesas da Casa”, explica Leila.
Conforme João Rosa, coordenador da APAE São Manuel: “O evento foi um sucesso. A organização e a infraestrutura oferecida para as entidades estavam excelentes!”, ressalta. A renda da venda dos pasteis também será aplicada nos programas e projetos desenvolvidos pela APAE. “Como exemplo, agora, utilizaremos parte do recurso na reforma do telhado da casa de madeira de AVDS da APAE”, explica João.
Outras entidades que participaram da Praça de Alimentação foram: Grupo de Assistência a Pessoas com Câncer, Legião Mirim, Instituição Assistencial Maria de Nazareth e Instituto Anglicano de São Manuel.
As atrações musicais (Éver e Misael; Adriano Rocha e Gislaine França) também abrilhantaram o evento, chamando a atenção principalmente do público jovem.
Corpus Christi 2017
Este ano, o tema foi “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e contou com 10 tapetes, 5 passadeiras, 2 altares e uma passadeira de turistas. Cinco quadras da Rua Sete de Setembro foram cobertas pela beleza dos enfeites, que tiveram início, com o primeiro altar, no Santuário de Santa Terezinha e finalizando no altar da Igreja Matriz.
Além dos 15 tapetes e passadeiras confeccionados por equipes voluntárias, a Diretoria de Esporte e Turismo disponibilizou um espaço para o Turista Artista, onde os visitantes – em sua maioria, crianças e adolescentes – puderam, não só ver, mas criar o seu próprio tapete. O resultado deu muito certo! “No próximo ano, vamos dar ainda mais ênfase para o Turista Artista e reservar um espaço kids, onde nossas crianças possam interagir, brincar e participar desse evento tão rico em arte e religião”, conta João Paulo Cabral de Sousa, Diretor de Esportes e Turismo.
Rumo aos 70 anos
O Corpus Christi de 2017 mal acabou, mas, além de deixar saudade, inspira a organização da 70ª edição, que será comemorada em 2018. “Tenho que agradecer a todos que, de alguma forma, se envolveram nos preparativos do evento. O Corpus Christi é uma festa grande, que demanda muitas mãos na sua organização. Graças à colaboração das igrejas, equipes, entidades, parte artística, voluntários e das diretorias municipais, conseguimos realizar um bom evento. Agora é olhar para 2018 e iniciar os preparativos dos 70 anos da realização de Corpus Christi”, comenta Thiago Donini, Assessor de Turismo.
A Diretoria de Esportes e Turismo aplicou um questionário durante o evento deste ano para avaliar a demanda turística do evento. “Notamos uma grande participação das cidades do Pólo Cuesta e de várias cidades do estado de São Paulo, isso mostra a magnitude do evento, e de como podemos retomar e fazer dele novamente o melhor Corpus Christi do Brasil. Para isso, estamos plantando novamente a semente, resgatando a participação popular, porque entendemos que para ser bom, tem que ser bom primeiro para nós são-manuelense”, revela Thiago Donini