Botucatu recebe entre os dias 24 e 28 deste mês o curso de Turismo Sustentável em Áreas Rurais. A atividade é organizada pelo Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (CIF/OIT) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac SP; Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Botucatu (Sinhores); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio/SP) e apoio da Subsecretaria Municipal de Turismo.

O Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (CIF/ OIT) tem sede em Turim, na Itália, e todos os anos desenvolve cursos em diferentes países. Neste ano a cidade escolhida foi Botucatu, por apresentar crescimento no setor do Turismo Rural.

O curso terá a duração de cinco dias e visa capacitar as instituições locais para articular suas estratégias no setor do turismo, conciliando o desenvolvimento do setor com as condições ambientais e sociais que garantam a sustentabilidade.

Faz parte do planejamento anual da Subsecretaria de Turismo gerar estratégias para o desenvolvimento do Turismo Rural de Botucatu, pois esta atividade está intrinsicamente ligada ao projeto Botucatu Terra da Aventura. Para isso a Cidade conta com cursos anuais de Turismo Rural via Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), apoiados pela Subsecretaria de Turismo.

Através da Subsecretaria de Turismo foram adquiridas gratuitamente duas bolsas de estudo para o curso destinadas para a turismóloga Luciana Alho, responsável pela área de Turismo Rural na Subsecretaria de Turismo, e a um membro do Sebrae.

Informações para a participação
O curso é dirigido a responsáveis políticos, técnicos e agentes-chave do desenvolvimento do turismo no nível local e regional que promovem atividades em instituições públicas e privadas, em organizações da sociedade civil ou da cooperação internacional relacionadas com o tema do curso. Ele é proposto como um evento regional dirigido aos países da América Latina e Caribe e aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A participação no Curso de Turismo Sustentável em Áreas Rurais leva à obtenção de um Certificado emitido pelo Centro Internacional de Formação da OIT, organismo especializado das Nações Unidas e com assinatura conjunta do CIF/OIT e Senac/SP.

Mais informações:
Site: http://www.itcilo.org/pt
E-mail: [email protected]