Até pouco tempo, quase ninguém no Brasil sonhava em ser garçom. Alguns acabavam na profissão por falta de opção, outros para ter uma fonte de renda complementar. A maioria tratava o emprego como ocupação passageira, bico ou “o que temos para hoje”. Mas esse cenário mudou. A gastronomia cresceu, o turismo aumentou, e o País se prepara para receber dois eventos importantes: a Copa do Mundo no próximo mês de junho e os Jogos Olímpicos em 2016. Com isso, a exigência do público ficou maior e ninguém aceita mais ser mal atendido. Essa carreira começa, então, a ser valorizada e aponta para um futuro promissor.

Mas ao mesmo tempo, a falta de garçons nos bares e restaurantes de todo país vem se acentuando cada vez mais. A própria Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirma que há mais de 250 mil vagas abertas para o setor. Uma das causas é a migração para o setor de construção civil, que ainda não exige elevado grau de escolaridade ou qualificação, mas tornou-se atraente com proposta de horários fixos durante a semana e salários atrativos.

Em Botucatu, o crescimento do setor gastronômico com a abertura de novos bares, restaurantes, hotéis e lanchonetes, acontece em grande velocidade, mas esbarra na alta rotatividade de funcionários e na escassez de mão de obra qualificada. Atenta a essa situação, a Prefeitura decidiu montar um curso de formação de garçom e garçonete, em parceria com o SENAC. As aulas acontecerão no Pólo I da UNIT (Universidade do Trabalhador), que funciona Rua Moraes Barros 397 (esquina com a Rua Cardoso de Almeida).

Serão disponibilizadas 24 vagas. Os interessados deverão ter 18 anos completos e, no mínimo, ensino fundamental incompleto. As inscrições acontecerão no período 16 a 22 de Maio, das 8 às 17 horas, na UNIT I. É necessária apresentação de documentos originais e cópia do RG, CPF, comprovante de endereço, além do preenchimento de ficha cadastral do SENAC.

O curso será realizado de 26 de maio a 3 de julho de 2014. Os alunos deverão passar ainda por curso de inglês básico I entre os dias 4 e 27 de junho. A carga horária total será de 40 horas. Mais informações: (14) 3814-7346. O curso de formação de garçom e garçonete é uma realização conjunta da Prefeitura de Botucatu/UNIT e SENAC, com promoção das Subsecretarias de Turismo, Ciência e Tecnologia e Comércio e Serviços e do SINHORES (Sindicato dos Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares).