Depois de um mês de trabalhos de conscientização e limpeza de pontos turísticos de Botucatu, mais lixo foi encontrado nas cachoeiras da Indiana, do Vale do Aracatu e Canela. A última ação ocorreu domingo passado (4). Uma fileira de sacos de lixo se formou após os trabalhos. Também no mesmo dia foi realizado o plantio de 100 mudas na rampa de voo livre “Na Base da Nuvem”, com a participação de famílias.
“Essa campanha Cuesta Limpa foi para mostrar que Botucatu pode promover o turismo responsável. Esse foi o encerramento da primeira fase da campanha e não vamos parar por aqui. Faremos mais ações de conscientização ambiental e queremos trazer mais famílias para a Cuesta, para que a nova geração, ou seja, as crianças que estão crescendo, sejam nossos guardiões da Cuesta. Queremos deixar um legado para a geração futura”, diz Bruno João de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comutur).
O administrador de empresa, Jeferson Mattos, ao lado da esposa e filha, colaborou com o plantio de uma árvore. “Aqui é um lugar belíssimo. Não sei como alguém pode jogar lixo nas estradas. Um evento como esse é muito bom para quem vive na Cuesta e para todos da Cidade”, comenta.
Durante o mês de setembro as atividades de limpeza e conscientização foram feitas por integrantes do Comutur e demais parceiros voluntários como SOS Cachoeiras e Grupo Aventureiros do Túnel. Os voluntários também realizaram a limpeza da “Cachoeira Cambuí”, na região norte da Cidade.
Todas essas atividades fazem parte do evento mundial “Clean Up The World – Nosso lugar, Nosso Planeta, Nossa Responsabilidade”, uma campanha global anual realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente. Neste contexto, Botucatu é uma das nove cidades que representam o Brasil no movimento mundial, onde as ações feitas no Município serão compartilhadas no site do evento global, que reúne 35 milhões de pessoas em mais de 130 países.
Já a campanha Cuesta Limpa também chama a população para trabalhar pelos espaços cada vez mais livres de lixo. Ações desenvolvidas pelo Comutur em parceria com a Prefeitura de Botucatu visam obter para a cidade o selo de Município de Interesse Turístico.
“O principal objetivo da campanha é sensibilizar a população botucatuense e os turistas que nos visitam para os cuidados com a natureza”, salienta o secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira.
Para saber mais do Comutur – Os interessados podem acessar a página do Comutur no Facebook https://www.facebook.com/comuturbotucatu ou comparecer às reuniões do conselho que acontecem toda a primeira quinta-feira de cada mês, a partir das 14 horas, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Maria Rosa Santiago, nº 152, Centro.