Crianças e jovens no tapete Turista Artista

A 69ª edição da Festa de Corpus Christi de São Manuel ocorreu nos dias 14 e 15 de junho e reuniu milhares de pessoas, entre moradores de São Manuel e turistas. As ruas enfeitadas com tapetes e passadeiras é a grande atração do evento, que envolve o turismo e a celebração de fé religiosa e tradicional da cidade. Este ano, o tema foi “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e contou com 10 tapetes, 5 passadeiras, 2 altares e uma passadeira de turistas. Cinco quadras da Rua Sete de Setembro foram cobertas pela beleza dos enfeites, que tiveram início, com o primeiro altar, no Santuário de Santa Terezinha e finalizando no altar da Igreja Matriz.

As equipes voluntárias, junto com a Diretoria de Esportes e Turismo e a Diretoria de Educação e Cultura, começaram os trabalhos no início de fevereiro. “Este ano conseguimos resgatar a presença de 113 alunos da ETEC, que foram em peso ajudar nos enfeites!”, comenta a responsável pela passadeira da ETEC Dona Sebastiana de Barros, Maria Luiza Tedesco. Os estudantes da EEI Prof. Atílio Innocenti também compareceram para ajudar na confecção da passadeira com o desenho de São Francisco de Assis. “Quero agradecer aos alunos que foram ajudar simplesmente para manter a tradição e contribuir com a escola, sem interesse em nota. Ver o sentimento de satisfação deles por ter realizado um bom trabalho em equipe foi o meu maior presente”, destaca Amanda Bruno, responsável pelo tapete da EEI Prof. Atílio Innocenti.

Outro detalhe acertado desde o início deste ano foi a organização para distribuição do material. Por meio de um trabalho conjunto com o setor de Compras e de Licitação da Prefeitura, os pedidos das matérias-primas dos enfeites, os moldes, e as tintas de tingimento foram entregues com um pouco mais de antecedência. “A Diretoria de Turismo está de parabéns, todo mundo foi muito atencioso, ouviu as equipes e procurou atender as nossas demandas! Tenho certeza de que o ano que vem será ainda melhor!”, relata Amanda Bruno.

Além dos 15 tapetes e passadeiras confeccionados por equipes voluntárias, a Diretoria de Esporte e Turismo disponibilizou um espaço para o Turista Artista, onde os visitantes – em sua maioria, crianças e adolescentes – puderam, não só ver, mas criar o seu próprio tapete. O resultado deu muito certo! “No próximo ano, vamos dar ainda mais ênfase para o Turista Artista e reservar um espaço kids, onde nossas crianças possam interagir, brincar e participar desse evento tão rico em arte e religião”, conta João Paulo Cabral de Sousa, Diretor de Esportes e Turismo.

Rumo aos 70 anos

O Corpus Christi de 2017 mal acabou, mas, além de deixar saudade, inspira a organização da 70ª edição, que será comemorada em 2018. “Tenho que agradecer a todos que, de alguma forma, se envolveram nos preparativos do evento. O Corpus Christi é uma festa grande, que demanda muitas mãos na sua organização. Graças à colaboração das igrejas, equipes, entidades, parte artística, voluntários e das diretorias municipais, conseguimos realizar um bom evento. Agora é olhar para 2018 e iniciar os preparativos dos 70 anos da realização de Corpus Christi”, comenta Thiago Donini, Assessor de Turismo.

A Diretoria de Esportes e Turismo aplicou um questionário durante o evento deste ano para avaliar a demanda turística do evento. “Notamos uma grande participação das cidades do Pólo Cuesta e de várias cidades do estado de São Paulo, isso mostra a magnitude do evento, e de como podemos retomar e fazer dele novamente o melhor Corpus Christi do Brasil. Para isso, estamos plantando novamente a semente, resgatando a participação popular, porque entendemos que para ser bom, tem que ser bom primeiro para nós são-manuelense”, revela Thiago Donini.

Fonte:Prefeitura de São Manuel