Na última semana o secretário adjunto de Turismo, Fredi Pimentel, acompanhado de seus assessores Luciana Alho e Thiago Donini, participou de dois eventos.
O primeiro foi o “Gabinete Itinerante” do Turismo Paulista realizado no dia 12, em Sorocaba, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho local. A atividade é uma ação inédita da Pasta do Turismo Paulista, em que o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, transfere seu gabinete ao encontro de lideranças regionais.
Participaram do evento dezenas de secretários de turismo, prefeitos, conselheiros municipais e estaduais. Na oportunidade, o secretário Lucena destacou a importância do setor como uma das saídas bem sucedidas para o incremento da economia.
“O turismo envolve basicamente o setor de serviço e, num ranking, situa-se em segundo lugar, só perdendo para a indústria do petróleo. O Estado de São Paulo aponta para um milhão e 250 mil postos de trabalho diretos do turismo, sem contar a vantajosa infraestrutura que vemos e que funciona em todo solo paulista. Bom para o setor”, argumenta.
Segundo o secretário adjunto de Turismo, Fredi Pimentel, a ideia do Gabinete Itinerante é muito boa e Botucatu já foi oferecida como sede para um encontro desta ação.
“Permitiu realizar a integração dos Municípios da região de Sorocaba, fazer contatos e abordar projetos como, por exemplo, o ‘Caminhos do Peabiru’, que busca resgatar a trilha feita pelos índios em nossa região de Anhembi, Bofete, Botucatu e Pardinho e tem ramificações até Lima no Peru”, explica.
Selo de interesse turístico
Já no dia 13 os representantes de Botucatu participaram da reunião de desenvolvimento turístico das cidades da região, realizada no Centro Cultural de Tatuí. O encontrou reuniu representantes de diversos municípios e teve como palestrantes, Fernando Zuppo, gerente executivo da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), e Virgílio de Carvalho, diretor nacional do Serviço Social do Turismo.
A Aprecesp é uma entidade privada e sem fins lucrativos, criada em 1985 com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância no litoral e interior paulista. Hoje congrega 70 estâncias que estão divididas entre: balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas.
“Botucatu quer reconquistar este selo de interesse turístico e estamos trabalhando para isto. Todo o tipo de verba é muito importante para nosso Município”, salienta Pimentel.