Em reunião realizada no gabinete do Poder Público Municipal, na tarde da última quinta-feira (17), foi confirmado que Botucatu foi escolhida pela produção da Rede Globo para participar do quadro “Dança da Galera”, do programa Domingão do Faustão.

Estiveram presentes no encontro o prefeito João Cury Neto; secretário adjunto de Turismo Fredi Pimentel; os assessores da pasta Luciana Alho e Thiago Donini e parte da equipe da produção do quadro representada pelo diretor Henrique Matias e a produtora Cecília Bellard.

O “Dança da Galera” teve início em 2012 e está em sua segunda temporada. No quadro, duas cidades brasileiras se enfrentam para mostrar suas coreografias. A vencedora do confronto leva R$ 100.000,00, dinheiro que é diretamente voltado para a Pastoral da Criança do Município.

A produtora Cecília Bellard explica que além de Botucatu irão participar dessa temporada mais cinco cidades: Coruripe (Maceió); Corumbá (Mato Grosso do Sul); Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul); Guarapari (Espírito Santo) e Cruzeiro do Sul (Acre).

“Geralmente escolhemos uma cidade por região para participar do quadro e no caso da área Sudeste duplicamos desta vez com a escolha de Botucatu e Guarapari. Apesar de já temos escolhido as cidades participantes, os confrontos ainda não foram definidos”, comenta.

Ensaios e gravações – O quadro “Dança da Galera” irá reunir mais de 1.500 pessoas de Botucatu para realizar uma dança conhecida como “coreografia massiva”, como acontece nas aberturas das Olímpiadas. A dança será coordenada pela emissora e por uma equipe internacional comandada pelo italiano, stage manager, Alberto Carmignani, que participou da produção da festa brasileira no encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

De acordo com a produção da Globo, todas as pessoas acima de 12 anos podem se inscrever para participar da dança. “Não é necessário saber dançar, simplesmente o pré-requisito é ter disposição e vontade de representar Botucatu nesta disputa”, reforça o diretor.

A equipe de produção do “Dança da Galera” estará em Botucatu a partir de 25 de fevereiro acompanhada de dois artistas globais para divulgar as inscrições, realizar audições e ensaios. A previsão é que a equipe deverá permanecer na Cidade, filmando todas as etapas do projeto, por duas semanas até a gravação final da dança, uma espécie de reality show.

A assessora administrativa da subsecretaria de Turismo, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Luciana Alho, conta que as inscrições estão previstas para serem realizadas no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”.

Belezas de Botucatu – Segundo o diretor Henrique Matias, Botucatu foi escolhida para participar do quadro porque preencheu todos os requisitos que o projeto exige, como possuir em média 100 mil habitantes (Botucatu tem 127 mil); locais para ensaio, adições, inscrições; e principalmente um lugar lindo para fazer as gravações. E foi justamente este último quesito que mais impressionou a produção do quadro, que escolheu a rampa “Na Base da Nuvem” de voo livre, com vista para a Cuesta de Botucatu, como cenário para a apresentação da dança. “Acredito que Botucatu será um dos lugares mais bonitos que vamos gravar este quadro”, afirma.
O secretário de Desenvolvimento, Narcizo Minetto Júnior, classifica que Botucatu, ao ser escolhida a participar deste programa, começou o ano com o pé direito na área de Turismo.

“Botucatu, graças ao esforço do subsecretário de Turismo e sua equipe, começa a ganhar mais espaço na televisão para mostrar sua população e suas belezas naturais. Por meio deste programa vamos mostrar não só para Brasil, mas também para o mundo, o povo de Botucatu através de sua dança e num dos lugares turísticos mais bonitos da Cidade”, afirma.