No último fim de semana (26 a 29) foi realizada a 13ª edição do Festival Nacional do Saci no Largo da Catedral. A festa contou todos os dias com praça de diversão, exposições de carros antigos, contação de histórias, música, dança, artesanato, teatro e praça de alimentação.
A Cia. de teatro Chafariz trouxe ao Centro Histórico da Cidade os personagens do Saci, Emília, Narizinho, Pedrinho, Curupira, Visconde, Cuca e também a participação especial do lobisomem de Joanópolis. Os personagens além de animarem a festa também participaram da carreata do Festival que passou pelas principais vias da Cidade, das peças teatrais e contações de histórias.
Entre as atrações musicais se apresentaram no Festival a Banda Abr3; Neisa; Coral da Associação Fraternal Pelicano (Afrape); Rubens Brito; Kaka Kastelli; Michele e Karoline; Ramiro Viola e Pardini; Mão no Samba e grupo Samba´n Soul.
Segundo o assessor de Turismo, Thiago Donini, o evento foi movimentado todos os dias, com pessoas de todas as faixas etárias.
“Não conseguimos contabilizar quantas pessoas passaram pela festa pelo grande espaço do evento. Mas, posso afirmar que o público compareceu, muitas famílias aproveitaram todos os serviços oferecidos de artesanato, culinária, brinquedos infantis e atrações musicais. Sem contar que recebemos turistas das cidades de Araraquara, Ibitinga, Santo André, São Paulo, São José dos Campos e da região”, comenta.
Balanço positivo
Além de atrair um grande número de pessoas da Cidade e municípios vizinhos, o Festival do Saci também comercializou diversos produtos na Feira de Artesanato e Culinária da Cuesta.
Na visão da artesã, Cilza Almeida, o movimento da Festa deu um retorno positivo para os participantes. “A maioria dos expositores registrou boas vendas durante o Festival, as peças mais procuradas eram do saci. O público prestigiou o evento e além de consumir também elogiou muito nosso trabalho exposto”, relata.
Para Bruno Sanches, que integrou a área da culinária com uma barraca de lanches de linguiça prensada, a Feira foi excelente. “Vendemos nos três dias de evento quase mil lanches. A organização e estrutura do Festival foi muita boa e o apoio da Subsecretaria de Turismo essencial”, destaca.