Aniversário de Botucatu – 162 anos

Aniversário de Botucatu – 162 anos

O Município de Botucatu, que faz parte do Polo Turístico da Cuesta, comemora no dia 14 de abril (sexta-feira) 162 anos de emancipação político-administrativa e traz diversas atrações no Largo da Catedral Metropolitana.

O local contará todos os dias com praça de alimentação, área infantil, artesanato, culinária da Cuesta e Tenda solidária que traz diversas entidades de Botucatu com um cardápio variado para toda a família.

Na quinta-feira (13), a partir das 20 horas será vez dos artistas de Botucatu se apresentarem na festa. A noite de quinta reunirá os shows de Jullyana Ramalho, Moreiras da Silva, Coyotes Revival, Blue Station e ABR3.

No sábado (15), a partir das 22 horas sobe ao palco o grupo Preto no Branco e no domingo (16), está previsto para às 21 horas a apresentação da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius que encerrará as festividades no Centro Histórico.

Além dos shows no Largo da Catedral a programação em comemoração aos 162 de Botucatu segue com diversas atividades até dia 1º de maio. Confira no site: www.botucatu.sp.gov.br .

Com informações: Comunicação – Prefeitura Municipal de Botucatu

 

Pólo Cuesta na WTM Latin America 2017

Pólo Cuesta na WTM Latin America 2017

Os municípios que fazem parte do Pólo Turístico da Cuesta participaram de mais uma edição da WTM – World Travel Market Latin America, que ocorreu entre 4 a 6 de abril, no Expo Center Norte.

Realizado em São Paulo, o evento atraiu um público mundial com objetivo de se reunir e determinar o rumo do setor de viagens e turismo. Ao longo de três dias, mais de 6.500 visitantes influentes e 700 empresas expositoras fizeram networking, negociam e se atualizam com as últimas notícias do setor.

O Pólo Turístico da Cuesta esteve presente nos três dias de evento no estande da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e foi representado pelos Municípios de Botucatu, Itatinga, São Manuel, Pratânia e Pardinho.

Na quarta-feira (4 de abril), o estande do Pólo Cuesta recebeu a visita do secretário de Turismo do Estado, Laércio Benko. Para o presidente executivo do Pólo Cuesta, Marcelo Sleiman, a participação do consórcio em feiras como esta é muito importante para divulgação dos atrativos dos municípios para todo Brasil e outros países.

“Além de divulgar nossos municípios que fazem parte do Pólo Cuesta a feira também trouxe a oportunidade dos participantes terem acesso a novos conteúdos, trocar informações, adquirir conhecimentos e divulgar o projeto de Cicloturismo da Cuesta, que passa pelas doze cidades do Pólo Cuesta no trajeto total de 520 km com três rotas temáticas e outras parciais”, destaca.

Pólo Cuesta – É um consórcio turístico criado em 2001, como associação sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver o turismo de forma regional e sustentável através da integração e trabalho em conjunto dos municípios. O consórcio é composto pelos municípios de Anhembi, Areiópolis, Avaré, Barra Bonita, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

O consórcio é considerado um projeto pioneiro no estado de São Paulo, pela sua união, administração, organização e, sobretudo a integração entre os municípios envolvidos, através de seus agentes políticos, secretários de turismo e empresas do segmento.

Com informações: Comunicação – Prefeitura Municipal de Botucatu

Informações Turísticas no Shopping Botucatu

Informações Turísticas no Shopping Botucatu

O Shopping Botucatu, com o apoio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer de Botucatu ganhou neste mês de junho um Ponto Turístico de Informações (PIT). O projeto faz parte da estratégia de promover as atrações da cidade não apenas ao público da região, mas em especial aos próprios botucatuenses.

O quiosque é referência em informações turísticas da cidade e está localizado próximo ao corredor dos toaletes. O horário de atendimento é de quinta a domingo, das 14 às 20 horas.

O superintendente do Shopping Botucatu, Gustavo Natale comemora a conquista. “O Posto de Informações Turísticas traz mais cultura e conteúdo ao nosso público, que pode encontrar diversas opções de lazer tanto no Shopping, quanto na cidade”, diz.

O secretário de Esportes, Lazer e Turismo de Botucatu, Antônio Carlos Pereira fala sobre a iniciativa. “As informações turísticas devem estar sempre ao alcance de todos. O Shopping Botucatu é um local de grande circulação, tanto da população botucatuense, como da região. Tenho certeza que esta parceria será de grande sucesso”, comentou.

Serviço:
PIT Shopping Botucatu
Avenida Marginal Duzentos, 1050 – Vila Real
Local: Próximo a Renner
Funcionamento: De quarta a domingo – Das 14 às 20 horas.

Taxista – Rumo a Excelência

Taxista – Rumo a Excelência

Na noite da última sexta-feira (10), o secretário adjunto de Esportes, Lazer e Turismo, Fredi Pimentel, acompanhado do diretor de Turismo, Thiago Donini, e da assessora, Luciana Alho, entregou os certificados aos participantes do curso “Taxista – Rumo a Excelência”.

A ação promovida pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na própria unidade regional, em parceria com a Prefeitura de Botucatu, foi realizada a pedido da Cooperativa de Táxis de Botucatu – Coopertaxi. A carga horária do curso foi de oito horas. Ele teve como proposta melhorar a gestão, fortalecer o setor e aumentar a satisfação dos clientes atendidos pelos taxistas.

“O Sebrae, vendo a atividade de Turismo como uma das vertentes necessárias às informações, entrou em contato com a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo para juntos desenvolvermos um tema relativo ao atendimento do cliente, com informações sobre o Turismo em Botucatu. As aulas foram divididas em dois grupos. Para os que trabalham à noite o curso foi realizado no período da tarde e para os que trabalham de dia, no período da noite”, explica Luciana Alho, que ao lado de Thiago Donini, já havia ministrado em abril palestras sobre o tema “Taxi e Turismo”.

Durante as atividades, 34 alunos obtiveram informações sobre o Botucatu Terra da Aventura, projeto que busca divulgar o turismo de aventura em Botucatu. Também tiveram a oportunidade de conhecer outros eventos esportivos, ecoturismo, turismo rural, cultural e de negócios tem atraído público para a Cidade.

“Assim que nós procuramos o prefeito João Cury sobre esta capitação ele imediatamente acionou o Sebrae e a equipe de Turismo para a realização. Este curso foi uma semente lançada e traz incentivo para a realização de outras ações que virão. Ficamos satisfeitos com a capacitação. Saímos daqui mais ricos de conhecimento”, enfatiza o diretor administrativo da Coopertaxi, José Munaro.

“O turismo é um segmento que está crescendo cada vez mais e dando outra vida para a Cidade. Neste contexto, o serviço do taxista é essencial. Muitas vezes ele é a pessoa que tem o primeiro contato com o visitante em nossa Cidade e se ele tem informações o turista se vê amparado e à vontade. Esta capacitação só traz grandes frutos”, salienta Fredi Pimentel.

Dia do Desafio em Botucatu

Dia do Desafio em Botucatu

Botucatu participará nesta quarta-feira (25) do Dia do Desafio – 2016. O slogan do evento é “Você se mexe e o mundo se mexe junto”. A competição, que está em sua 22ª edição, é uma campanha mundial realizada entre cidades de mesmo porte, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Neste ano, Botucatu desafia a cidade de Machique (Zulia,Venezuela).

As atividades abertas à população serão realizadas em diversos locais da Cidade. No Estádio “João Roberto Pilan” (Inca), das 7 às 8 horas; e das 19 às 20 horas terá caminhada e atividades.

Na Praça da Juventude “José Fernando Donida”, das 19 às 20 horas, ocorrerá aula de fitdance e no Ginásio Municipal de Esportes “Mário Covas Júnior”, das 18 às 19 horas, 19 às 20 horas e das 20 às 21 horas, aulas de dança.

As empresas Caio Induscar e Sabesp também irão participar do Dia do Desafio com atividades voltadas aos funcionários.

Saiba mais
O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, é um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes. O objetivo do evento é incentivar a prática de atividades físicas e esportivas, por pelo menos 15 minutos, sensibilizando o maior número de participantes.

Todos os tipos de exercício são válidos para o Dia do Desafio e cada município participante pode adequar os programas esportivos aos seus recursos e preferências. Toda a população, seja de forma individual ou coletiva [empresas, entidades, escolas, academias, entre outros], pode aderir ao Dia do Desafio. Basta informar à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo para que os pontos sejam contabilizados à Cidade.

Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All), com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO, e realização das prefeituras.

Serviço
Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo
Rua Maria Joana Félix Diniz, n°1585 – Vila Auxiliadora
Telefones: (14) 3882-6261 / 3882-8100

Outras informações
http://ww2.sescsp.org.br/diadodesafio

Botucatu começa receber estrutura do Festival Brasil Ride

Botucatu começa receber estrutura do Festival Brasil Ride

Na noite da última sexta-feira (20 ), no Excellence Plaza Hotel, foi realizada a cerimônia de lançamento da quarta edição do Festival Brasil Ride Botucatu. O evento contou com a presença do prefeito de Botucatu, João Cury Neto; secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira; o fundador do Brasil Ride, Mário Roma e da imprensa em geral.

Na oportunidade, Roma fez uma prestação de contas da edição passada realizada em Botucatu e enalteceu a parceira com o poder público local. “Quero agradecer ao prefeito de Botucatu e ao secretário Pereira por desde a primeira vez terem acreditado na nossa ideia de realizar o Brasil Ride em Botucatu, agindo sempre de forma eficiente e rápida”, destaca.

“Esse evento leva o nome da Cidade de Botucatu para vários lugares e começou em nossa Cidade com 450 atletas e agora deve receber entre os dias 26 a 29 de maio mais de 5 mil participantes. É uma alegria receber um evento como este em nossa Cidade”, destaca o prefeito João Cury Neto.

Interdição
Como parte da estrutura do evento se concentrará no Centro Histórico, mais precisamente nos bolsões de estacionamento da escola municipal Dr. Cardoso de Almeida (Cardosinho), o trânsito começará a sofrer interdições já nesta terça-feira (24), quando a rua em frente à Prefeitura funcionará meia pista até a madrugada de quarta (25) para quinta-feira (26). A partir daí, este trecho ficará totalmente interditado até o fim do evento, previsto para a tarde de domingo (29).

Ponto de encontro para grupos de pedal
Mais do que reunir os principais ciclistas e corredores de montanha do País, o Festival Brasil Ride Botucatu será o ponto de encontro para diversos grupos de pedal. Com uma vasta programação para várias idades (de 7 a 75 anos) e reunião das diferentes tribos, que buscam no esporte a melhoria da qualidade de vida, o maior evento de esportes outdoor do País será realizado no interior de São Paulo, na Cuesta Paulista.

A prova de abertura será em Pardinho e as demais atividades no município vizinho de Botucatu. São esperados 5.000 participantes de 198 cidades de 24 estados brasileiros nas diversas disputas.

O BMBikers, de Barra Mansa (RJ), é um dos exemplos de grupo de ciclistas que aproveitará o fim de semana com feriado prolongado para viajar até Botucatu. Dos cerca de 85 participantes, 30 deles estarão no interior de São Paulo, viajando de carro para o Festival. Na opinião de José Paulo Lages, um dos integrantes, o Festival está na lista de eventos obrigatórios de bike no País.

“Para mim, há três eventos de ciclismo no País que são imperdíveis. Tanto o Festival, na Cuesta Paulista, quanto o Brasil Ride, na Bahia, são aguardados com ansiedade para nós ciclistas amadores e entram nesta seleta lista, ao lado do Iron Biker, em Mariana (MG). Nos programamos anualmente e com antecedência, para não ficar de fora”, conta o arquiteto de 52 anos, que também faz parte do grupo Várzea, de São Carlos (SP).

Em Barra Mansa, o grupo de José Paulo reúne-se em sua totalidade sempre aos sábados, com saídas às 7h da manhã na Padaria Verbo Divino, o ponto de encontro dos BMBikers, e conta ainda com outros pedais durante a semana, mas com a quantidade dos integrantes reduzida. Para eles, a ida ao Festival não é só uma oportunidade de se testar contra adversários de diferentes níveis, mas também de conhecer pessoas e trocar conhecimento.

“Mais do que o pedal durante a competição, o evento em si é a oportunidade de conhecermos pessoas, lugares e costumes. Te falo que este esporte é sensacional pela simplicidade da sua prática e com a característica única de poder conviver e pedalar por vezes com pessoas de diferentes idades, níveis sociais, entre outros aspectos”, destaca José Paulo.

Ciclista amador de São José (SC), município vizinho a Florianópolis, o empresário Diego Nau enaltece a oportunidade de pedalar com os melhores do país. “O que mais chama a atenção e leva as pessoas a fazerem provas como o Festival Brasil Ride Botucatu ou o próprio Brasil Ride, é a convivência com atletas, desde os melhores do País ou do mundo, no caso da ultramaratona em outubro”, comenta Diego, que em 2016 acumulou 5.256 km em 84 pedais, totalizando 226 horas e 57 minutos em cima da bike.

“Quando entramos na competição, queremos sempre dar o nosso melhor e fazer bonito, independentemente se chegaremos antes ou depois dos atletas de renome”, avalia o empresário catarinense. “Participo de vários grupos diferentes aqui em São José e Floripa e pedalo no mínimo quatro vezes por semana. Acredito que teremos de 20 a 25 amigos indo para Botucatu competir no Festival Brasil Ride Botucatu. Serão cerca de 12 horas de viagem de carro, tempo que será recompensado durante o evento”, conclui.

Trabalho e lazer no mesmo evento
Professora de educação física na Academia Vidativa Espaço Personal, em Botucatu, Clarita Balestrin também participará do Festival Brasil Ride. Na quinta-feira (26) ela iniciará a disputa da Pró no MTB e no domingo (29) correrá os 16 km da Trail Run, para acompanhar seus alunos.

“Para quem nunca participou do Festival, parece que você é uma estrela para o evento pela forma como somos tratados. A organização é muito boa. Tem atletas de alto nível competindo, boas referências no esporte, e como tem muita gente, você se mistura com outros níveis de competidores. É uma experiência muito rica”, conta Clarita.

Só da Academia Vidativa, quatro grupos estarão no maior evento de esportes outdoor do País, três de bike e um de corrida. Na bike competirão integrantes do Caminito, Caminho Suave e Pedal Sem Rumo, e na Trail Run a academia estará representada pelo Na Kombi.

“Enquanto no Caminito tem um pessoal mais iniciante, no Caminho Suave temos pessoas que fazem distância menores, mas ainda sim tem bastante gente que participará da prova Sport, e no Pedal Sem Rumo tem a turma que faz um pedal com um nível ainda maior, na Sport e na Pró”, conta Clarita, que cita ainda outros grupos locais como Meninas da Cuesta, BK8’s, Pedal do Garotinho, Caiporas e Vaga-Lume.

Além das competições, a professora de educação física também elogia atividades paralelas do evento. “As palestras na sexta-feira (27) são bem bacanas. Agrega-se muita coisa em um mesmo final de semana. No Festival Brasil Ride Botucatu você pode participar e também se informar. Para nós da área de saúde e fitness é algo espetacular, porque está tudo na mão. Basta saber aproveitar essa troca de conhecimento que nos é oferecida”, explica Clarita.

Inscrições
Os interessados em participar da quarta edição do Festival Brasil Ride Botucatu devem acessar o endereço – http://www.romasportsmkt.com.br/ – onde há a programação completa do evento. Cada uma das atividades, sejam as provas de bike ou corrida de montanha, têm um link individual com os dizeres “Clique aqui e inscreva-se!” para que realize-se a inscrição.

Programação do Festival:

Dia 26 (quinta-feira)
9h – Largada Road Brasil Ride
15h – Largada Warm Up Brasil Ride Pró – Dia 1

Dia 27 (sexta-feira)
10h – Largada Warm Up Brasil Ride Pró – Dia 2
16h – Início do Ciclo de Palestras

Dia 28 (sábado)
8h – Largada Warm Up Brasil Ride Pró – Dia 3
10h – Largada Warm Up Brasil Ride Sport
10h – Inscrição Corrida Kids Bike
11h – Largada Corrida Kids Bike

Dia 29 (domingo)
8h30 – Início do Passeio Ciclístico
9h – Trail Run Brasil Ride Pró
10h – Trail Run Brasil Ride Sport

Mais informações: Site: http://romasportsmkt.com.br/warmup/botucatuMTBXCM/
Fan page: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: twitter.com/brasil_ride
Instagram: @brasilride